360 graus ou circular

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Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A avaliação 360° é feita de modo

circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de contato com o avaliado.

QUESTÃO CERTA: O processo de avaliação de pessoas e feedback com foco em competências, envolvendo múltiplas fontes que formam o círculo de contatos do avaliado, consiste na ferramenta de: Mapeamento 360 graus.

QUESTÃO CERTA: O modelo de avaliação de desempenho em que um avaliado é focado por praticamente todos os elementos que têm contato com ele, é o Método: 360 graus.

QUESTÃO CERTA: Um sistema de gestão de desempenho no qual as pessoas recebem retorno de seu desempenho de todos os que formam o círculo de contatos diários do colaborador — chefes, colegas e pares, e seus próprios subordinados — é denominado avaliação de 360 graus.

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QUESTÃO CERTA: A técnica de Avaliação de Desempenho 360 Graus, consiste: Parte superior do formulário

numa comparação entre a percepção dos pares no trabalho, do superior imediato, dos subordinados diretos, clientes, fornecedores, e a percepção que o ocupante do cargo tem de si mesmo, no exercício das atividades.

QUESTÃO CERTA: Suponha que uma entidade integrante da Administração pública tenha adotado o conceito de gestão de desempenho buscando o aprimoramento da atuação de seus servidores. Nesse sentido, aplicou uma das metodologias de avaliação de desempenho consagradas, na qual o avaliado recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona e não apenas de seus superiores. Essa metodologia corresponde a Avaliação 360º ou circular. 

 

Avaliação 360º – nesse tipo de avaliação, o funcionário recebe uma avaliação de todas as áreas e pessoas com quem tem contato no contexto da organização. Dessa forma, os chefes, os colegas de trabalho, os clientes internos e externos, fornecedores e subordinados avaliam, cada um de sua forma, o trabalho do funcionário. Assim sendo, a avaliação fica muito mais completa, pois o funcionário é analisado em relação a todas as demandas que enfrenta dentro da empresa.

 

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QUESTÃO ERRADA: A avaliação do desempenho é uma das etapas do processo da gestão de desempenho de pessoas. Por envolver diversos integrantes da equipe, sem influências do contexto externo, a avaliação 360 graus é a mais adequada.

A avaliação 360 graus é ampla, podendo envolver, além dos chefes e colegas, fornecedores e clientes que lidam diretamente com o colaborador. Sendo assim, pode SIM ter influências do contexto externo.

QUESTÃO CERTA: Como é conhecido o processo organizacional de avaliação que envolve superiores, subordinados, colegas e clientes na avaliação da pessoa? Avaliação 360º.

Esse método tem como vantagem a redução do efeito Halo, a facilidade de compreensão do processo e a possibilidade de obtenção de diversas perspectivas sobre o desempenho do avaliado. Nesse método, o avaliado recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com quem se relaciona e, nesse caso, o critério para escolha dos avaliadores é a proximidade com o avaliado.

QUESTÃO CERTA: Por se tratar de uma forma aberta e democrática, o sistema de avaliação 360o, em rede, resulta em maior comprometimento das pessoas com o desenvolvimento das competências abaixo do perfil desejado e permite à empresa redirecionar suas ações na busca da excelência.

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QUESTÃO CERTA: Em relação às técnicas e instrumentos da gestão por competências e da gestão de desempenho, julgue os próximos itens. A gestão de pessoas voltada para resultados requer estratégias de gestão das competências. Nesse sentido, uma ferramenta muito utilizada pelas empresas é a avaliação 360o, cujos resultados acarretam maior comprometimento das pessoas com o desenvolvimento das competências que se encontrem abaixo do perfil desejado e possibilitam que a empresa redirecione suas ações na busca da excelência.

Abaixo do perfil desejado = pessoas que não estão no ” padrão de qualidade” que a empresa espera.  Essas pessoas ” inferiores” estariam mais comprometidas a melhorarem para alcançar o perfil desejado do que as pessoas que já são “boas” e praticamente não precisam melhorar.

QUESTÃO CERTA: Considere que determinado órgão integrante da Administração pública pretenda implementar uma política de valorização de pessoal baseada na meritocracia, utilizando, como ferramenta, a avaliação de desempenho. Para tanto, pretende privilegiar, entre as metodologias disponíveis, a que contemple a auto-avaliação e também permita que o avaliado receba feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona. A metodologia mais adequada para o escopo pretendido seria a Avaliação 360º.Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: Entre as desvantagens está a do custo ser mais elevado para implementação e gestão.

QUESTÃO CERTA: Entre as suas vantagens estão a diminuição da subjetividade, o maior foco em competências e os resultados.

*Alguns autores consideram sendo 360º independentemente do número de pessoas avaliadas. Outros falam em 180º (autoavaliação e gestor) e 90º (só gestor)

PRÓS

-> Redução do efeito halo

-> Facilidade de compreensão do processo

-> Diminui a subjetividade (várias perspectivas)

-> Adapta o funcionário a várias demandas de seus colegas, fornecedores, clientes…

CONTRAS

-> Avaliadores devem ter bastante maturidade

-> Problema com autoridade (várias pessoas o avaliam)

-> Alto investimento

-> Pode provocar ressentimento no avaliado