Existe, na Administração, o conceito de organização informal. Para ser mais sincero, existe o binômio organização formal x organização informal. Você sabe o que isso quer dizer? Organização formal diz respeito à toda formalidade por trás dessa junção de pessoas e atividades – como o organograma, que é uma representação de “que manda em quem”. A organização informal, seriam, portanto, algo relacionado à organização, porém não à sua solenidade. Ou seja, os momentos em que tomamos um cafezinho, fazemos um happy hour ou jogamos uma pelada / baba nos domingos com os colegas de trabalho exemplificam a composição do que se convencionou chamar de organização informal. Observe como a organização informal é importante para estabelecer laços / vínculos entre os colegas.
Contudo, o que as provas gostam de perguntar é: quais são as vantagens e as desvantagens da organização informal?
Os laços que são criados por esse mecanismo denominado organização informal despertam, muitas vezes, o sentimento de deferência, por exemplo, entre operários mais novos perante o operário “velho de guerra”. O operário com cinquenta anos de casa sabe muita coisa que os novatos não fazem a mínima ideia, o que cria um misto de “respeito e admiração”. A própria liderança é construída com base nessa atitude de consideração – transpondo a mera hierarquia constante no organograma.
Vejamos uma questão da IADES de 2015:
QUESTÃO CERTA: Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, da análise, da ordenação e do agrupamento das atividades, e dos resultados das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas. [OLIVEIRA, D. P. R. Estrutura organizacional: uma abordagem para resultados e competitividade. São Paulo: Atlas, 2006, com adaptações]. Acerca do exposto no texto quanto a estrutura organizacional, assinale a alternativa que indica as desvantagens da organização informal: provoca desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias.
• Vantagens:
– Maior rapidez no processo decisório;
– Complementam a estrutura formal;
– Reduzem distorções existentes na estrutura formal;
– Reduzem a carga de comunicação das chefias;
– Motivam e integram as pessoas da empresa;
• Desvantagens:
– Provocam desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias;
– Dificuldade de controle;
– Possibilidade de atritos entre as pessoas.
Fonte: http://www2.dc.ufscar.br/~carmo/notas_curso/osm04.doc