Valorização do estoque

0
317

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A quantidade determinada pelo lote econômico é aquela em que o custo de armazenagem é igual ao custo do pedido. Ao se considerar, no custo de capital, a valorização do estoque, ocorrerão algumas situações em que o custo será nulo ou negativo.

O custo de armazenagem é igual ao custo do pedido, gerando assim proporcionalidade na economia. É certo que o estoque sempre terá gastos, ainda que ele esteja vazio ou com pouco ou muitos itens, sempre terá gastos, porem isso é levando em consideração somente o estoque em seu estado normal, ou seja, sem ele ter sido valorizado. Porém, a questão pede para levarmos em consideração a valorização do estoque em seu custo de capital ($$$), ou seja, já que o estoque valorizou, podemos ter 2 opções logicas: 1) ou o estoqu e valorizou muito e gerou um custo negativo (um gasto negativo= não gastar nada) ou 2) o estoque valorizou na medida certa para que supra os gastos que eu tive com o estoque(custo nulo= não gastei e nem recebi).

Advertisement

Para ilustrar darei um exemplo:

Imagine que você abra um mercado e compre muito tomate, gerando controles e cuidados com a estocagem deles. Tempos depois o quilo do tomate aumenta 200% e você lucrará bastante ao vender muitos tomates ao ponto de o lucro preencher totalmente os gastos com a estocagem (isso te dará um custo negativo com os tomates). Por outro lado, ao vender no mês que vem por esse mesmo valor, metade das vendas caíram e o lucro que você teve serviu apenas para pagar certinho o gasto do estoque (gerando um custo nulo= você não gastou nem sobrou dinheiro).