Valor Preditivo da Informação Contábil

0
1336

Última Atualização 2 de março de 2023

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: Os valores preditivo e confirmatório de uma informação contábil-financeira não estão inter-relacionados, visto que a predição é individual e a confirmação é geral, advinda da divulgação das demonstrações a todos os usuários.

QC10. O valor preditivo e o valor confirmatório da informação contábil-financeira estão inter-relacionados. A informação que tem valor preditivo muitas vezes também tem valor confirmatório. Por exemplo, a informação sobre receita para o ano corrente, a qual pode ser utilizada como base para predizer receitas para anos futuros, também pode ser comparada com predições de receita para o ano corrente que foram feitas nos anos anteriores. Os resultados dessas comparações podem auxiliar os usuários a corrigirem e a melhorarem os processos que foram utilizados para fazer tais predições.

VUNESP (2012):

QUESTÃO CERTA: Quanto características qualitativas fundamentais da contabilidade, o valor preditivo e o valor confirmatório da informação contábil-financeira estão inter-relacionados. A informação que tem valor preditivo muitas vezes também tem valor confirmatório. Por exemplo, a informação sobre receita para o ano corrente, a qual pode ser utilizada como base para predizer receitas para anos futuros, também pode ser comparada com predições de receita para o ano corrente que foram feitas nos anos anteriores. Os resultados dessas comparações: podem auxiliar os usuários a corrigirem e a melhorarem os processos que foram utilizados para fazer tais predições.

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA: A necessidade de uma informação contábil possuir valor preditivo ou valor confirmatório, conforme a Estrutura Conceitual para Elaboração das Demonstrações Contábeis, aprovada pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, está associada à característica qualitativa da: relevância.

Características Qualitativas Fundamentais são:

Relevância: uma informação relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Ela será capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.

Representação fidedigna:  a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.

Consulplan (2017):

QUESTÃO CERTA: A Resolução CFC nº 1.374/2011 apresenta, entre outros, os conceitos das características qualitativas da informação contábil-financeira útil; uma destas características é a relevância. Sobre esta característica, a Resolução afirma que uma informação, para ser relevante, deve ter valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. De acordo com a Resolução CFC nº 1.374/2011, a informação contábil-financeira tem valor preditivo se: Puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.

Advertisement

CPC 00

A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivovalor confirmatório ou ambos.

A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada pelos usuários para predizer futuros resultados.

A informação contábil-financeira tem valor confirmatório se retroalimentar – servir de feedback – avaliações prévias (confirmá-las ou alterá-las).

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO CERTA: Uma das características qualitativas da informação contábil é sua capacidade de proporcionar ao gestor poder preditivo na tomada de decisões.

O conceito de valor preditivo é definido pelo FASB (1990, p. 33) como a qualidade da informação em auxiliar os usuários a aumentar a probabilidade realização de previsões corretas sobre os efeitos de eventos passados e presentes.

A relevância é uma das características qualitativas fundamentais. Uma informação relevante é capaz de fazer a diferença na tomada de decisão pelos usuários, tendo valor preditivo, confirmatório, ou ambos.