Usuários das Informações Contábeis

0
251

Última Atualização 17 de junho de 2023

VUNESP (2022):

QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa correta sobre objetivos, campo de atuação e usuários da informação contábil: O processo contábil consiste em transformar eventos e fenômenos econômicos em informações úteis e relevantes para tomada de decisões.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO CERTA: Controles internos apropriados são essenciais para assegurar a confiabilidade das informações contábeis. A contabilidade, por sua vez, é indispensável como instrumento de controle administrativo e como fator capaz de orientar adequadamente os usuários das informações.

” orientar adequadamente os usuários das informações…”

Propósito da contabilidade: municiar pessoas com informações para a tomada de decisão. Para isso, existem os informes contábeis (como as demonstrações financeiras);

Exemplo de usuários interessados nas informações: governo (para fins de pesquisas como as do IBGE e IPEA), fornecedores (que querem saber a capacidade da organização em honrar compromissos – não querem tomar calote), investidores (que querem saber se o futuro da empresa é próspero ou não – devem vender as suas ações ou compras mais?), clientes (como nós, queremos saber se a empresa continuará nos abastecendo com um dado produto) etc.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: As demonstrações contábeis destinam-se a atender a grupos específicos de usuários, tais como acionistas, governo e órgãos supervisores e fiscalizadores.

Demonstrações contábeis elaboradas dentro do que prescreve esta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geralnão tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.

CPC 00

…Acionistas, governo e órgãos supervisores e fiscalizadores, clientes (que querem saber se a empresa continuará prestando um serviço ou provendo um bem), fornecedores (que querem saber se há risco de tomarem calote), dentre outros. Devemos pensar nos diversos stakeholders. Logo, não há que se falar em usuários específicos. O grupo citado no enunciado foi muito limitador. Resposta: Errado.

CEBRASPE (2015):

QUESTÃO CERTA: Se os objetivos de uma companhia brasileira de capital aberto (S.A.) incluírem a exploração de serviços de energia elétrica, um dos principais usuários da informação contábil dessa sociedade será a Agência Nacional de Energia Elétrica.

CEBRASPE (2008):

QUESTÃO CERTA: As demonstrações contábeis elaboradas de acordo com a Estrutura Conceitual têm como objetivo fornecer informações úteis a tomada de decisões e a avaliações por parte dos usuários em geral, mas não têm o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinado grupo de usuários da informação contábil.

As demonstrações contábeis são desenvolvidas para atender as necessidades gerais dos usuários das informações contábeis, não sendo possível atender necessidades específicas que contrariem a estrutura conceitual. As demonstrações contábeis não são elaboradas para um determinado grupo, mas para todos os usuários das informações contábeis, investidores, clientes, trabalhadores, governo, fornecedores e cidadãos.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: Conforme o CPCt, o principal objetivo da elaboração e divulgação de relatórios contábil-financeiros pelas entidades é subsidiar a fiscalização tributária.

O principal objetivo das demonstrações contábeis é subsidiar as decisões dos usuários.

CPC 00 OB2. O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade.

As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias.

Advertisement

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO CERTA: As demonstrações contábeis não têm o objetivo de atender as necessidades de um grupo de usuários em particular, já que são elaboradas e divulgadas com a finalidade de satisfazer as necessidades da maioria de seus usuários.

CEBRASPE (2007):

QUESTÃO CERTA: As informações de finalidades genéricas na contabilidade visam atender o maior número possível de usuários. Para relatórios de finalidade específica, é preciso selecionar as informações relevantes para os vários tipos de usuários, de acordo com os respectivos modelos de predição e tomada de decisões.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: As demonstrações contábeis devem ser elaboradas para atender os interesses de investidores atuais e de investidores em potencial, bem como as necessidades de credores por empréstimos e de outros credores, os quais utilizarão a informação contábil para decidir se devem ou não fornecer recursos para financiar a entidade que divulga essas demonstrações.

Certo.

PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO (R1)

Objetivo, utilidade e limitações do relatório contábil-financeiro de propósito geral

OB2. O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.

No prefácio do CPC 00 (R1), no subtítulo ” objetivo, utilidade e limitações do relatório contábil-financeiro de propósito geral” – OB2. O OBJETIVO do relatório contábil-financeiro de propósito geral, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade, é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a:

1 – Investidores existentes e em potencial,

2 – a credores por empréstimos

3 – e a outros credores.