QUESTÃO CERTA: O comportamento interpessoal, nas organizações, envolve os conflitos inerentes ao ambiente de trabalho. Para que esse comportamento seja eficaz, é necessário treinamento e satisfação. Assinale a alternativa que apresenta um dos treinamentos e uma das formas de se obter a satisfação das pessoas que, em conjunto, podem ser uma poderosa ferramenta para aumentar a eficácia no comportamento interpessoal: Treinamento para a assertividade e uso de agrados.
O treino assertivo tem início com a identificação das áreas em que existe défice assertivo (e.g., relações com chefias), analisa os fatores que impedem o indivíduo de se expressar de forma adequada (e.g., desconhecimento dos direitos de afirmação, crenças irracionais) e opera sobre esses fatores (e.g., modificação de crenças irracionais).
O treinamento para a assertividade evoluiu a partir da ideia de que as pessoas vivem melhor quando conseguem expressar o que querem e quando se sentem à vontade para dizer aos outros como gostariam de ser tratadas.
QUESTÃO CERTA: O treinamento de assertividade é uma prática adequada para ensinar empregados de determinado setor a reduzir o estresse decorrente de demanda de trabalho considerada excessiva.
“A sua maneira de interagir com os outros pode ser fonte de considerável estresse na sua vida. O treinamento da assertividade pode reduzir esse estresse, ensinando você a defender seus legítimos direitos, sem intimidar os outros ou deixar que eles o intimidem”.
Davis M, Eshelman ER, McKay M. Manual de relaxamento e redução do stress. 2ª ed. São Paulo: Summus, 1996, p. 131.