Na filosofia de gestão conhecida como “gestão da qualidade total”, é importante ficarmos ligados ao aspecto da sinergia. Ainda mais quando ele é cobrado em prova.
Uma questão recente (de 2018) da CEBRASPE:
QUESTÃO CERTA: A gestão da qualidade total enfatiza o trabalho em equipe para aumentar a satisfação do cliente e diminuir os custos da organização.
A qualidade total representa, então, a busca da satisfação do cliente e de todos os demais interessados, e a busca da excelência organizacional, mediante a ação sinérgica em que o todo sobrepuja a soma das partes. Na qualidade total também se busca a redução de custos, que, regra geral, é obtida mediante a redução do desperdício (PALUDO, 2016).
A questão a seguir, da CESPE / CEBRASPE, de 2013, não trata de TQM especificamente, mas como está relacionada à filosofia das organizações contemporâneas, e trata das equipes e do elemento sinergia, achamos por bem citá-la:
QUESTÃO CERTA: A sinergia da gestão de organizações públicas ocorre quando os diferentes departamentos interagem para produzir resultados que, em conjunto, superam a soma dos resultados departamentais isolados.