Top Down e mineração de dados

0
302

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

A estratégia top-down tem:

Vantagens:

Herança de arquitetura: todos os DM originados de um DW utilizam a arquitetura e os dados desse DW, permitindo uma fácil implementação.

Visão de empreendimento: o DW concentra todos os negócios da empresa, sendo possível extrair dele níveis menores de informações.

Repositório de metadados centralizado e simples: o DW provê de um repositório de metadados central para o sistema. Essa centralização permite manutenções mais simples do que aquelas realizadas em múltiplos repositórios.

Controle e centralização de regras: a arquitetura top down garante a existência de um único conjunto de aplicações para extração, limpeza e integração dos dados, além de processos centralizados de manutenção e monitoração.

Desvantagens:

Implementação muito longa: os DW são, normalmente, desenvolvidos de modo iterativo, por áreas de assuntos, como por exemplo, vendas, finanças e recursos humanos. Mesmo assim, são necessários, em média 15 ou mais meses para que área de assunto entre em produção, dificultando a garantia de apoio político e orçamentário.

Alta taxa de risco: não existem garantias para o investimento nesse tipo de ambiente.

Heranças de cruzamentos funcionais: é necessária uma equipe de desenvolvedores e usuários finais altamente capacitados para avaliar as informações e consultas que garantam à empresa habilidade para sobreviver e prosperar na arena de mudanças de competições políticas, geográficas e organizacionais.

Advertisement

Expectativas relacionadas ao ambiente: a demora do projeto e a falta de retorno podem induzir expectativas nos usuários.


QUESTÃO ERRADA:
No desenvolvimento de um sistema de suporte, a decisão de se trabalhar com dados georreferenciados prioriza a criação inicial de um DW (Data Warehouse), seguido de Data Mining, ponto a partir do qual se inicia a criação de Data Marts com dados mais sumarizados que os do DW. Essa estratégia, conhecida como top-down, apresenta duas desvantagens: não permite a herança de arquitetura e repositório de metadados e sua implementação é mais longa que a do bottom-up.

 

Negativo. A herança de arquitetura é uma vantagem e não uma desvantagem.