Mudança Incremental
Não gera habitualmente grandes impactos na organização, a intervenção efetua-se através de ligeiros ajustamentos organizativos.
Mudança Transformacional
Procede-se a mudanças no clima e cultura da organização, com alterações profundas dos processos de gestão, estruturação e de concepção de trabalho, segundo um plano previamente elaborado.
Mudança Planejada/Planeada
Quando a empresa reformula a sua estratégia, de uma forma claramente pacífica, normalmente ocorre quando a organização apresenta um bom desempenho, no entanto vislumbra a possibilidade de claras melhorias com a indicada reformulação.
Mudança Improvisada
É um tipo de mudança deliberada, mas não resulta de decisões pró-ativas, mas de decisões tomadas em tempo real. Tipo de mudança em que as decisões não planejadas alteram os componentes da estrutura da organização.
QUESTÃO CERTA: A improvisação organizacional é um tipo de mudança em que as decisões não planejadas alteram os componentes da estrutura da organização.
Mudança Emergencial
Processo habitualmente complexo, não planejado/planeado, no qual a organização vai respondendo de forma a ultrapassar as ameaças ou os desafios com que se vai deparando.
Mudança Radical
Habitualmente planejada/planeada, de forma a antecipar acontecimentos futuros ou a inverter uma deficiente performance. Apesar dos diversos tipos de gestão de mudança referidos, existe um conjunto de etapas fundamentais, comuns aos diversos tipos de intervenções.
QUESTÃO CERTA: A mudança _______ busca acrescentar algo, ou seja, implementar uma melhoria. Enquanto isso, a mudança _______ não acrescenta nada, mas foca na alteração de algum processo. As palavras que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente: incremental, transformacional.