Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Um mesmo item pode ser chamado de carga, quando está em trânsito, ou de mercadoria, quando está disponível para ser comercializado.
QUESTÃO CERTA: Cargas gerais, normalmente, são acondicionadas em sacos, caixas, paletes, etc. Também, podem ser classificados como carga geral os produtos que não são embalados por causa de suas dimensões, como máquinas e veículos.
QUESTÃO CERTA: Cargas especiais são aquelas que irão envolver situações e tratamentos específicos, como produtos que necessitam de refrigeração, alguns tipos de alimentos, materiais para análises clínicas e fluidos inflamáveis.
QUESTÃO ERRADA: Cargas primárias incluem todo tipo de matéria prima, como celulose, grãos, trigo, minério, leite não embalado e soja ensacada para exportação.
Acho que inexiste essa classificação de “cargas primárias”. Encontrei, em minhas pesquisas, que o correto é carga geral (em que as especiais são uma subclassificação dessa) e carga a granel. Talvez, o correto fosse dizer carga a granel em vez de carga primária. Observe:
Carga Geral
Denomina-se carga geral aos volumes acondicionados em sacos, fardos, caixas, cartões, engradados, amarrados, tambores, etc., ou ainda volumes sem embalagens, como veículos, maquinários industriais ou blocos de pedra. A carga geral (carga heterogênea solta ou fracionada) pode ainda ser sub-classificada em cargas especiais, contêineres e granéis.
Carga geral é, portanto, toda mercadoria de uma maneira geral embalada, mas que pode vir sem embalagem – solta – num determinado estágio industrial, e que necessita de arrumação (estivagem) para ser transportada num navio, refrigerado ou não. Como exemplo de mercadoria com embalagem (packed), citamos amarrado/atado (wirebound), bobina/rolo (bobbin), caixote aramado (wirebound box). Como exemplo de mercadoria que não necessita de embalagem citam-se animais vivos, chapas de ferro, madeira ou aço, pedras em bloco, pneus soltos, veículos, tubos de ferro.
Carga a Granel
Carga a granel é toda carga homogênea, sem acondicionamento específico, apresentando-se sob a forma de sólidos, líquidos e gases. Compreendem as cargas não acondicionadas, portanto, sem invólucro/embalagem.
Inclusive encontrei o seguinte:
Carga a Granel: É a carga líquida ou seca embarcada e transportada sem acondicionamento, sem marca de identificação e sem contagem de unidades, tais como petróleo, trigo, etc.