Em outro texto, comentamos, aqui, no Caderno de Prova sobre as infinitas definições sobre os tipos de estratégias que organizações podem adotar. Antes de conferirmos questões sobre a tipologia das estratégias (defensiva, prospectiva, analítica e reativa), confira a seguinte explicação:
“Miles e Snow propõem a existência de quatro tipos de estratégias genéricas: defensiva, prospectora, analítica e reativa:
TIPOLOGIA ESTRATÉGICA
Estratégia Defensiva
Caracterizada por um estreito domínio de produto-mercado, são organizações muito eficientes na sua área e raramente precisam de grandes ajustes em sua tecnologia, estrutura ou método de operação.
Estratégia Prospectora
Aplicadas nas organizações que continuamente procuram por oportunidades no mercado, inovação de produtos e processos, devido a isso, essas organizações não são completamente eficientes.
Estratégia Analítica
Adotadas por organizações que operam em dois tipos de domínio produto-mercado, um relativamente estável e outro em mudança. Pode ser vista como híbrido das estratégias defensiva e prospectora.
Estratégia Reativa
Utilizada pelas organizações em que os administradores frequentemente percebem mudança e incerteza ocorrendo em seu ambiente organizacional, mas são incapazes de responder efetivamente a isso. Nessa organização falta uma consistente relação entre a estratégia-estrutura.”
Boa parte das questões conta uma história e pede que você dê o nome à estratégia. Uma questão da VUNESP (2014):
QUESTAO CERTA: Dentre as estratégias administrativas, há aquelas que tratam da classificação de organizações baseadas nos tipos de desafios que estas devem resolver para adaptar- se ao ambiente. As empresas que têm foco muito estreito, que são altamente especializadas e que relutam em procurar oportunidades novas ou atuar em situações diferentes daquelas a que estão acostumadas apresentam comportamento: defensivo.
Uma questão da FCC de 2014:
QUESTÃO CERTA: Ao elaborar seus processos de planejamento, as organizações definem objetivos e deliberam estratégias com a finalidade de alcançá-los. Sobre as estratégias organizacionais é correto afirmar que há: Estratégia Defensiva, utilizada por organizações que raramente necessitam fazer grandes ajustes em sua tecnologia, em sua estrutura ou nos seus métodos de operação. Elas dedicam a sua maior atenção na constante melhoria da eficiência das operações existentes.
Uma questão da banca própria da UFSM (2015):
QUESTÃO CERTA: A organização que usa a estratégia defensiva admite a responsabilidade por um problema, mas faz o mínimo exigido para atender às expectativas da sociedade.
Outra questão da banca própria da UFSM (2015):
QUESTÃO CERTA: A organização que adota a estratégia proativa prevê a responsabilidade por um problema antes que ele ocorra e faz mais do que a sociedade espera para equacioná-lo.
Uma questão da EXATUS (2010):
QUESTÃO CERTA: Estratégia empresarial é a denominação dada à forma de agir das empresas, dentro de uma perspectiva temporal e em decorrência de análise de uma determinada conjuntura. (SANDRONI, 1996, p.15). As estratégias adotadas podem ter várias classificações, entre as quais se destacam: Estratégia tradicional, estratégia dependente, estratégia oportunista, estratégia ofensiva, estratégia defensiva, e estratégia imitativa.
Ainda na definição de estratégia, Vermulm (1993), defini que exista seis tipos: as ofensivas, as defensivas, as imitativas, as dependentes, as tradicionais e as oportunistas. Todas elas fazem parte da formulação da estratégia competitiva das empresas, que buscam criar uma posição favorável da empresa no setor (CUSTODIO, 2009)
Fonte: https://www.unifal-mg.edu.br/economia/sites/default/files/economia/4_monografias/20152_Neomisia%20dos%20Santos.pdf