Teorias de Processo: COMO motiva;
Teorias de Conteúdo: O QUE motiva (quais fatores).
TEORIAS DE CONTEÚDO (O que motiva?)
– São estáticas e descritivas
- Teoria da Hierarquia (Maslow)
- Teoria Bifatorial (Herzberg)
- Teoria X e Y (McGregor)
- Teoria ERC (Cleyton Alderfer)
- Teoria da Motivação pelo êxito ou medo (McClelland)
TEORIAS DE PROCESSO (Como ocorre a motivação?)
– Mais dinâmicas e definem processos que influenciam o comportamento
- Teoria da Expectação (Porter e Lawler)
- Teoria da Expectativa (Vroom)
- Teoria do Campo (Kurt Lewis)
- Teoria da Equidade (Stacy Adams)
- Teoria do Estabelecimento de Metas / definição de objetivos (Edwin Locke)
- Teoria do Reforço (Skiner)
- Teoria da Autoeficácia (Bandura)
QUESTÃO CERTA: O objetivo principal das teorias de conteúdo é analisar a motivação com base no estudo dos motivadores do comportamento organizacional.
QUESTÃO CERTA: Alguns teóricos da motivação consideram que as pessoas, em suas escolhas e ações, são direcionadas para a satisfação das suas necessidades. Em consequência, afirmam ser necessário o desenvolvimento de programas que foquem nas necessidades internas dos trabalhadores para motivar os colaboradores das organizações. À luz dos estudos sobre motivação, evidencia-se no texto uma alusão à teoria: de conteúdo.
QUESTÃO CERTA: De acordo com a teoria de Herzberg, os fatores motivacionais relacionam-se com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa e estão ligados à satisfação do trabalhador.
QUESTÃO ERRADA: Os estímulos ambientais, as ações e o comportamento das pessoas, a persistência no comportamento e as recompensas advindas das ações são considerados, pelas teorias de conteúdo, elementos essenciais da motivação, que a caracterizam como processo complexo e dinâmico.
As teorias de conteúdo procuram explicar a motivação apenas a partir dos estímulos ambientais ou daquilo que motiva o comportamento. Os demais elementos motivadores são explicados pelas teorias de processo. Doutrina majoritária.
QUESTÃO CERTA: As teorias motivacionais de conteúdo defendem a priorização das necessidades internas das pessoas como fatores capazes de alavancar o processo motivacional.
As teorias de motivação podem ser divididas em teorias de conteúdo e teorias de processo.
As teorias de conteúdo se concentram nas razões que levam uma pessoa a ficar motivada (seria o QUE motiva alguém – eminentemente de cunho interno).
São teorias de conteúdo:
A teoria dos dois fatores – Herzberg
A teoria ERC – Alderfer
A teoria da hierarquia das necessidades – Maslow
A teoria das necessidades aquiridas – McClelland
A teoria X e Y – mcgregor
Já as teorias de processo se concentram no modo em que o comportamento é motivado (seria o COMO essa motivação ocorre – eminentemente de cunho externo).
São teorias de processo:
Teoria da equidade – Adams
Teoria da expectativa – Vroom
Teoria do reforço – Skinner
Teoria do estabelecimento de objetivos (Autoeficácia) – Edwin Locke
QUESTÃO CERTA: As teorias do reforço, das necessidades, da avaliação cognitiva, da equidade e da expectativa são consideradas teorias da motivação.
QUESTÃO ERRADA: A teoria da equidade e a teoria da expectativa podem ser consideradas teorias de conteúdo da motivação no trabalho.
A teoria das necessidades de Maslow é de conteúdo.
QUESTÃO CERTA: As abordagens teóricas sobre motivação são classificadas em dois grupos, a saber: as teorias de processo, que procuram explicar como funciona o mecanismo da motivação, e as teorias de conteúdo, que procuram explicar quais os motivos específicos que fazem as pessoas agirem. Das alternativas a seguir, qual NÃO faz parte do rol de teorias de processo no campo de estudo da motivação? Teoria ERC.
Ela é uma teoria de conteúdo. Para ela, existem três níveis de necessidades: existência, relacionamento e crescimento (explicam o que motiva, e não como se motiva).
QUESTÃO CERTA: Qual das teorias de motivação listadas a seguir é considerada uma teoria de processo? Teoria da Expectativa.
É importante que você aprenda sobre cada uma das teorias aqui no Caderno de Prova para que seja capaz de diferenciar uma da outra em termos de conteúdo e processo.
QUESTÃO CERTA: Uma das classificações feitas pela literatura para distinguir as diversas teorias sobre a motivação no ambiente organizacional, corresponde às Teorias de Conteúdo, que procuram explicar quais fatores motivam as pessoas, dentro do indivíduo ou do ambiente que o envolve.
QUESTÃO CERTA: Uma das classificações das teorias sobre motivação divide as abordagens em “de conteúdo” e “de processo”. Nesse cenário, a Teoria Bifatorial, preconizada por Herzberg, caracteriza-se como de conteúdo, apontando fatores que causam insatisfação, chamados higiênicos, e os que produzem sentimentos positivos, de motivação.
QUESTÃO CERTA: Considere que determinada organização pretenda enfatizar práticas para aumentar a motivação de seus colaboradores, tomando como base conceitual os preceitos das teorias motivacionais classificadas como de processo. Nesse sentido, a organização poderá se basear na Teoria do Reforço, de Skiner, segundo a qual o reforço condiciona o comportamento, representando o reforço negativo não uma punição, mas sim a remoção de um evento punitivo.
QUESTÃO CERTA: O termo “motivação” possui origem no Latim (movere) e designa a condição que influencia a direção do comportamento humano. O estudo da motivação busca compreender porque, em determinadas situações, os indivíduos escolhem, iniciam e mantêm determinadas ações. Nesse contexto, surgiram diversas Teorias Motivacionais que, conforme a abordagem adotada, podem ser classificadas de diferentes formas. As Teorias que possuem natureza descritiva e procuram explicar quais fatores, internos ou do ambiente, motivam as pessoas, são as denominadas Teorias de conteúdo.
QUESTÃO CERTA: O fenômeno da motivação tem sido estudado sob diferentes enfoques e, nesse sentido, uma das possíveis categorizações das denominadas teorias motivacionais apresenta a divisão entre teorias de conteúdo e teorias de processo, as quais abordam, respectivamente: os fatores que motivam o indivíduo, a exemplo dos ligados à subsistência; os processos cognitivos que influenciam a motivação, a exemplo do reforço positivo.
QUESTÃO ERRADA: A motivação, sob o enfoque das necessidades, enfatiza a influência de valores, crenças e desejos no comportamento humano no trabalho.
Negativo, “influência de valores, crenças e desejos no comportamento humano no trabalho” tem a ver com a forma / o modo como as pessoas são motivadas – traços típicos de teorias de processo. A motivação sob o enfoque das necessidades é um exemplo de teoria de conteúdo.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: As teorias de motivação, via de regra, foram desenvolvidas com a finalidade de aumentar a produtividade dos colaboradores no ambiente organizacional. Apesar de objetivos semelhantes, cada teoria parte de premissas diferentes e utiliza métodos diversos para chegar a esse resultado: Preconiza que quanto mais um funcionário acredita na sua capacidade de realização de determinada tarefa, mais ele tende a ficar motivado.