Técnicas de mapeamento de processos:
– SIPOC: é formulário para ajudá-lo a definir um processo antes de você começar a mapeá-lo, mensurá-lo ou melhorá-lo.
– Mapa de Processo: também conhecido como Diagrama do Fluxo do Processo, é uma maneira organizada de registrar todas as atividades executadas por uma pessoa e por uma máquina em uma estação de trabalho envolvendo um cliente ou materiais. As atividades são agrupadas em cinco categorias: operação, espera, armazenamento, transporte e inspeção.
– Fluxogramas: traça o fluxo de informações, clientes, funcionários, equipamentos ou materiais em um processo. Segundo Slack et al. (1997), o fluxograma é uma técnica de mapeamento que permite o registro de ações de algum tipo e pontos de tomada de decisão que ocorrem no fluxo real.
– Mapofluxograma: é uma técnica onde se registra as linhas do mapa de processo em uma planta que representa a área onde o processo se desenvolve.
– Blueprinting: representa um fluxograma de todas as transações integrantes do processo de prestação de serviço.
– Mapeamento Lean Porta a Porta: sincronização entre a atividade logística e o processo de montagem; redução de tempos de espera e eliminação de estoques.
– Diagramas de Causa e Efeito: também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe, atua como um guia para a identificação da causa fundamental de um efeito que ocorre em um determinado processo.
– Diagrama Homem– Máquina: caso especial de atividade múltipla, no qual se procura analisar num mesmo diagrama, os tempos do homem e da máquina.
QUESTÃO CERTA: as principais técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos são: Customer Relationship Management, Supply Chain e Process Management Body of Knowledge.