Taxonomia Facetada

0
433

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Na modelagem de data warehouses, o uso de taxonomia facetada como método de descrição multidimensional e agrupamento da informação por meio de seus assuntos ou atributos permite a análise de dados não estruturados em sua forma original.

A taxonomia pode ser considerada um tipo de sistema de classificação: possibilita organizar e recuperar a informação. A taxonomia facetada permite que os dados possam ser armazenados e obtidos em um espaço de informação multidimensional por meio da combinação de “filtros” (pontos de vista, perspectivas) que realizam um estreitamento progressivo de escolhas em cada dimensão. Exemplo de facetas de dados: “Semana passada”, “Ano passado” (baseada em tempo) “Vídeo”, “Foto” (tipo/fonte).

Ao analisarmos os dados não-estruturados em sua forma original, precisamos de um mecanismo capaz de desempenhar o papel de auxílio exploratório. Este papel pode ser desempenhado eficientemente por uma taxonomia facetada

Advertisement
.

Uma taxonomia facetada se constitui em um vocabulário controlado organizado em uma estrutura hierárquica conceitual, onde as categorias da taxonomia são sintetizadas em um nível mais alto de classificação, chamado facetas.

As facetas de uma taxonomia podem ser construídas como perspectivas, pontos de vista ou dimensões de um domínio particular, provendo uma organização sistemática dos termos de um vocabulário controlado. Assim, as facetas são modeladas como dimensões para que os dados oriundos de diversas fontes de informação não estruturadas possam ser explorados nas análises.