Última Atualização 12 de junho de 2023
CC/02: Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: Dada a responsabilização solidária dos sócios de sociedades limitadas pela integralização do capital social, verificada a inadimplência de qualquer dos sócios, pode o que já integralizou suas cotas ser compelido ao pagamento da dívida do sócio remisso, independentemente de decretação de falência da sociedade.
CEBRASPE (2016):
QUESTÃO CERTA: Nas sociedades limitadas, os sócios respondem solidariamente pela integralização do capital social.
ND (2006):
QUESTÃO ERRADA: Segundo o Código Civil, é CORRETA a assertiva sobre as Sociedades Limitadas: a responsabilidade de sócios-gerentes das sociedades limitadas não poderá ser solidária com a sociedade.
Art. 1.052 CC: Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
FCC (2005):
QUESTÃO ERRADA: A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas cotas e todos respondem conjuntamente pela integralização do capital social.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: Em relação à sociedade limitada, assinale a opção correta: em uma sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
CORRETA – Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: O contrato social da sociedade de alimentos Ltda. foi assinado em 13/3/2009 e entregue, para registro, à junta comercial em 13/5/2009. São sócios dessa empresa Antônio, com 40% das quotas, José, com 30%, e Pedro, com os 30% restantes. Em ato separado, o sócio Antônio foi nomeado como administrador. Com base na situação hipotética acima e na legislação pertinente, julgue os seguintes itens. A responsabilidade da sociedade pelas suas dívidas é ilimitada, enquanto a de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, contudo todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
CODIGO CIVIL:
Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
A responsabilidade dos sócios é que será limitada ou ilimitada. A responsabilidade da SOCIEDADE, por sua vez, será sempre ILIMITADA.
(Direito Empresarial, André Luiz Santa Cruz Ramos)
CEBRASPE (2023):
QUESTÃO ERRADA: Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, e apenas os sócios fundadores respondem solidariamente pela integralização do capital social.
Todos os sócios respondem solidariamente pela integralização do capital social e não apenas os fundadores, conforme artigo 1.052 do CC.
CEBRASPE (2022):
QUESTÃO CERTA: Assinale a opção correta acerca da sociedade limitada: A responsabilização dos sócios é solidária em relação à integralização do capital social.
CERTO. Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, independentemente da integralização do capital social.
Não é independentemente da integralização do capital, todos respondem solidariamente por sua integralização:
Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.