Semelhanças e Diferenças Gestão Pública e Privada

0
2294

Última Atualização 20 de janeiro de 2022

CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE A GESTÃO PÚBLICA E A PRIVADA – QUAIS SÃO?

  • Atuações distintas entre gestão privada e pública

QUESTÃO ERRADA: Um ponto de convergência dos setores público e privado é o fato de os gestores de ambos os setores agirem de acordo com as instruções apresentadas por seus superiores.

Negativo. O gestor no setor PÚBLICO age no estrito cumprimento ao que a lei determina (princípio da legalidade – ‘só farás o que a lei permitir’). O gestor no setor PRIVADO pode fazer qualquer coisa, desde que não proibido por lei.

QUESTÃO ERRADA: A organização pública que pretende ter uma postura empreendedora deve buscar inovações por meio de ações similares às organizações privadas, como, por exemplo, realizar tudo que não for proibido em lei.

A Administração Pública DEVE seguir os seus princípios constitucionais (LIMPE), mas a gestão privada não tem esta necessidade (ou tem em diferente grau, como no caso do princípio da legalidade – o gestor privado pode fazer tudo que não estiver proibido, já o gestor público só pode fazer o que estiver autorizado em lei!).

Outra diferença é quanto a concepção delas. As organizações públicas são criadas ou autorizadas por determinações legais. Já as privadas são formadas através de contratos entre sócios que são registrados nos cartórios.

  • Formas de comandar distintas entre gestão privada e pública

QUESTÃO CERTA: Considerando a atual dinâmica da administração pública brasileira, assinale a opção que apresenta característica que difere a gestão pública da gestão privada: comando diluído e disperso.

gestão privada é mais concentrada com menos cargos de chefia (contenção de gastos). Já a gestão pública ainda é muito dispersa e diluída com excesso de cargos de chefia em sua estrutura (modelo inchado e hierarquizado).

  • Sobrevivência de instituições públicas e empresas privadas

QUESTÃO CERTA: A sobrevivência das organizações na Gestão Pública tem tempo de existência indeterminado: o Estado não vai à falência, enquanto na Gestão Privada a sobrevivência depende da eficiência organizacional.

  • Administração Pública copiando coisas do setor privado

QUESTÃO CERTA: As organizações públicas, assim como as privadas, vêm enfrentando, nas últimas décadas, grandes desafios de adaptação e busca da excelência na atuação e satisfação das expectativas dos consumidores e dos cidadãos. Nesse contexto, emergem convergências e, também, importantes diferenças entre a gestão pública e a privada, eis que a Administração pública pode melhorar suas práticas utilizando metodologias desenvolvidas pelo setor privado com foco no cidadão-cliente.

  • Administração pública busca o bem-estar e a Adm. Privada o Lucro

QUESTÃO CERTA: O setor privado visa ao lucro, ao passo que a administração pública visa ao bem-estar da coletividade.

QUESTÃO CERTA: Tanto as organizações públicas quanto as privadas buscam a sustentabilidade. As privadas buscam a sustentabilidade de seus negócios e as públicas buscam o desenvolvimento da sociedade.

A diferença principal entre a Gestão Pública e a Administração privada está na própria finalidade de cada uma.

Gestão Pública: foco é o bem comum;

Administração Privada: volta-se para o lucro ou para o consumo.

  • Funções Administrativas (Planejar, Dirigir, Organizar e Controlar) presentes em ambas as gestões

QUESTÃO CERTA: As organizações públicas assemelham-se às organizações privadas na medida em que também necessitam da aplicação dos processos administrativos de planejamento, organização, direção e controle, porém diferenciam-se na forma de aplicação.

QUESTÃO CERTA: No Brasil, a gestão privada, em relação à gestão pública, é mais flexível no que se refere ao tratamento de questões administrativas no âmbito das funções de planejamento, organização, direção e controle. No setor público, o tratamento dessas questões é determinado, principalmente, pelas peculiaridades da burocracia sistêmica predominante nesse setor.

Nas comparações entre a Administração Pública e a administração privada certamente existem mais convergências do que diferenças. Por exemplo: todas as entidades privadas ou públicas utilizarão técnicas administrativas como o planejamento, a organização, a direção e o controle, assim como as técnicas relacionadas à motivação e avaliação de resultados. A divisão do trabalho também utilizará técnicas semelhantes, e haverá funções idênticas como a orçamentária/financeira, a contábil, a de recursos humanos etc. Tanto a Administração Pública quanto a privada sofrem influência do ambiente no qual atuam: fator es políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. Por fim, tanto a administração pública como a privada terão dificuldades na utilização de ferramentas, técnicas e tecnologias modernas, na realização de mudanças e na implementação das decisões e ações necessárias ao alcance dos objetivos.

Advertisement
  • Riscos assumidos pela Adm. Pública e Riscos Assumidos pela Adm. Provada

QUESTÃO CERTA: Em relação ao aspecto organizacional, enquanto na administração privada há risco para o gestor em caso de insucesso no emprego de capital, na administração pública esse risco não é assumido pelos gerentes.

Definição presente nos conceitos de SALDANHA, 2006:

As diferenças englobam os aspectos econômicos, políticos e organizacionais.

Aspectos organizacionais (como mencionado no enunciado):

Administração Pública:

Grandemente afetada e/ou dirigida por forças externas.

Objetivos econômicos e sociais.

Alto grau de dependência entre as organizações.

Órgãos com funções múltiplas e concomitantes.

Carência de banco de dados.

Gerência com grande rotatividade.

Gerentes não assumem riscos próprios.

Administração Privada:

Tem controle mais amplo sobre ela mesma.

Objetivos predominantemente econômicos.

Maior autonomia em relação a outras organizações.

Órgãos com funcionalidade específica e bem discriminada.

Existência frequente de bancos de dados.

Gerências mais estáveis.

Há riscos de emprego de capital se houver insucesso.

  • Tratamento Diferenciado ao público

QUESTÃO CERTA: Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei.

É verdade. No público é possível ter tratamento diferenciado, desde que esteja previsto em lei, como a lei de cotas raciais ou o tratamento a portadores de deficiência.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO ERRADA: As técnicas de gestão organizacional contemporâneas são aplicáveis a organizações públicas e privadas, de forma indistinta.

…de forma distinta, até porque os objetivos são diferentes.

“As organizações privadas buscam o lucro financeiro e formas de garantir a sustentabilidade do negócio. A administração pública busca gerar valor para a sociedade e formas de garantir o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente.”

Fonte: ESAF (2014).

A iniciativa privada trabalha de modo competitivo pois busca o lucro, já o serviço público trabalha de modo cooperativo pois visa atender melhor a sociedade.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO CERTA: A finalidade da empresa, do ponto de vista da administração financeira, é criar valor para os seus proprietários.