Última Atualização 13 de janeiro de 2021
INTEGRIDADE
Integridade de Entidade: Chaves primárias devem ser únicas e não nulas.
Integridade Referencial: Consistência das referências das chaves estrangeiras – ou nulas, quando o relacionamento não existe, ou se referindo a uma tupla válida de outra tabela/da mesma tabela.
Integridade de domínio: Os atributos devem assumir valores dentro do seu domínio.
Integridade de vazio: Indica se os atributos podem ou não assumir o valor nulo. Na verdade, é um subtipo da integridade de domínio, que determina se os atributos podem ou não assumir valores nulos
Definida pelo usuário: Conjunto de regras definidas pelo desenvolvedor que não se encaixam nas demais. Diz respeito às regras definidas pelos desenvolvedores do banco de dados que não fazem parte dos três tipos de integridade que apresentamos mais acima. Por exemplo, pode-se criar uma regra que diz que, a cada registro adicionado ou removido de uma tabela, será criado um registro em uma tabela de auditoria indicando o que foi adicionado ou removido. Essa tabela de auditoria servirá para controlar quem está fazendo o que no banco de dados.
QUESTÃO CERTA: Os conceitos que envolvem os termos restrição de integridade de entidade e restrição de integridade referencial são, respectivamente: nenhum atributo pertencente à chave primária poderá receber valor NULL / os valores dos atributos que formam a chave estrangeira deverão existir na tabela onde a chave estrangeira é chave primária, quando for diferente de NULL.
QUESTÃO CERTA: Considere um diagrama IDEF1X contendo um relacionamento identificador, 1:N, onde do lado 1 está a entidade Empresa e, do lado N, a entidade Filial. Num banco de dados que implemente esse relacionamento, a restrição de integridade referencial entre as tabelas Empresa e Filial, que correspondem respectivamente às entidades citadas, NÃO é possível que a chave estrangeira na tabela Filial: admita valores nulos;
A Integridade Referencial determina que os valores dos campos que aparecem numa Chave Estrangeira devem aparecer na Chave Primária (candidata) da tabela referenciada. Porém a dúvida pode pairar sobre a chave estrangeira poder assumir valores nulos. De fato, sim, podem assumir valores nulos, mas não neste caso onde se é definido a relação de cardinalidade mínima 1: N, onde do lado 1 está a entidade Empresa e, do lado N, a entidade Filial, ou seja, cada instância da empresa deve ter muitas instâncias do lado filial.
QUESTÃO CERTA: Em Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), existem as seguintes categorias de restrições de integridade: Integridade de domínio, Integridade de vazio, Integridade de chave, Integridade referencial.
Integridade de domínio: IDADE: INTEGER (Domínio são os possíveis valores aceitos por um atributo. Nesse exemplo, só podemos ter inteiros no atributo idade, portanto, integridade de domínio)
Integridade de vazio: IDADE: INTEGER NOT NULL (Não pode ser vazio)
Integridade de chave: PRIMARY KEY (não pode ter atributos repetidos em outras linhas)
Integridade referencial: ON DELETE CASCADE. Se apagar um atributo de uma tabela o atributo referenciado da outra é apagado também. Portanto, atributo referencial.
QUESTÃO CERTA: Os sistemas de banco de dados implementam restrições de integridade que podem ser testadas com o mínimo de sobrecarga. São exemplos de categorias de restrições de integridade: Integridade de domínio, Integridade de vazio, Integridade referencial.
QUESTÃO CERTA: As restrições de integridade resguardam o Banco de Dados contra danos acidentais, assegurando que mudanças feitas por usuários autorizados não resultem na perda de consistência de dados. A restrição de integridade, na qual um valor que aparece em uma relação para um determinado conjunto de atributos aparece também em outro conjunto de atributos em outra relação (tabela), é conhecida por: Integridade Referencial.
QUESTÃO CERTA: Restrições de Integridade são usadas para garantir a consistência e a exatidão dos dados. Uma delas especifica quais valores podem admitir. Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa restrição: Integridade de domínio.