QUESTÃO CERTA: Um gestor quer levantar qual o dispêndio total da empresa com a remuneração de seus funcionários. O gerente identificou que a empresa, além do salário, férias, 13° salário e demais exigências legais, adota os seguintes componentes de remuneração: remuneração variável, prêmios em viagens, distribuição de ações e seguro de saúde. Esses quatro componentes da remuneração total são classificados, respectivamente, como: incentivos salariais; incentivos não financeiros; incentivos não financeiros; benefícios;
A Remuneração Variável pode ser considerada como uma forma de incentivo, vinculada às metas de desempenho do indivíduo e, como reflete diretamente sobre o salário, pode ser considerada como incentivo salarial ou incentivo financeiro.
Prêmio em Viagens e Distribuição de Ações. Antes de tudo, são uma forma de reconhecimento que trabalha a autoestima do empregado. Daí serem chamadas de incentivos não financeiros.
Benefícios são uma categoria própria de incentivo não financeiro. São uma forma indireta de remuneração. Benefícios são vantagens concedidas a título de pagamento adicional dos salários. São facilidades que poupam tempo, dinheiro e esforços das pessoas, como um plano de saúde.
QUESTÃO CERTA: Antes de implantar o Sistema de Remuneração Flexível, o gerente de uma repartição analisou, junto à sua equipe da Secretaria de Pessoas, as vantagens e as desvantagens deste sistema. Considera-se uma DESVANTAGEM: Quebrar a isonomia dos ganhos dentro da organização.
Parte superior do formulário
Remuneração VARIÁVEL (FLEXÍVEL):
→ é vinculada a METAS DE DESEMPENHO dos: -> indivíduos
-> das equipes ou
-> da organização
→ participação nos lucros
→ remuneração por resultados
→ vantagens: -> facilita a identificação dos pontos fortes e fracos de cada funcionário
-> o treinamento torna-se útil para cada funcionário, por ser específico e objetivos definidos.
-> os funcionários sentem-se mais motivados
-> funcionários com potencial inexplorado podem crescer na empresa
→ desvantagens: -> funcionários menos competentes podem sentir-se inseguros
-> a possível diferença salarial entre funcionários (quebra da isonomia dos ganhos dentro da organização)
-> a motivação pode desaparecer ao longo do tempo se o incentivo virar rotina
-> pode gerar angústia e ansiedade