Última Atualização 13 de janeiro de 2025
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: A adoção de concursos públicos favorece a geração de empreendedorismo no serviço público em paridade com a iniciativa privada.
ERRADO. A Constituição Federal de 1988 ao institucionalizar o Regime Jurídico Único, iniciou o processo de uniformização do tratamento de todos os servidores da administração direta e indireta. Dessa forma, embora os concursos públicos favoreçam a entrada de pessoas mais empreendedoras, ainda existe o impedimento de contratações no mercado, o que não torna o setor público paritário ao setor privado.
JUSTIFICATIVA DA BANCA: A Constituição Federal de 1988 ao institucionalizar o Regime Jurídico Único, iniciou o processo de uniformização do tratamento de todos os servidores da administração direta e indireta. Dessa forma, embora os concursos públicos favoreçam a entrada de pessoas mais empreendedoras, ainda existe o impedimento de contratações no mercado, o que não torna o setor público paritário ao setor privado.
FCC (2016):
QUESTÃO CERTA: No que diz respeito às diferenças entre recrutamento e seleção, tem-se que recrutamento é uma atividade de atração, enquanto a seleção é uma atividade de escolha.
CEBRASPE (2006):
QUESTÃO CERTA: Mesmo com a seleção de pessoal realizada por meio de concurso público, o gestor público pode utilizar-se dos mesmos instrumentos de recrutamento e seleção utilizados no setor privado, com o objetivo de melhor distribuir a força de trabalho disponível.
Quando a adm. pública seleciona por concurso, os aprovados apresentam seus currículos ao órgão – entidade onde irão desempenhar suas atividades. Os gestores desse órgão, em regra, analisam esses currículos a fim de destinarem cada selecionado às áreas mais condizentes com suas experiências. Empresas privadas usam a mesma ferramenta para a seleção.
FCC (2018):
QUESTÃO CERTA: Suponha que uma determinada empresa necessite preencher uma vaga de gerente de projetos e, para tanto, tenha dado início a um processo de recrutamento para o fechamento da referida posição. Isso significa que está divulgando a existência da oportunidade de trabalho junto às fontes de candidatos adequados, inclusive internamente.
CEBRASPE (2006):
QUESTÃO CERTA: As normas sobre provimento e nomeação, entre outras, consagram o princípio democrático de recrutar e selecionar pessoal para cargos públicos, em regra, mediante concurso público.