QUESTÃO ERRADA: O elemento central da relação de reciprocidade entre pessoas e organizações é o comprometimento afetivo que as pessoas demonstram em relação às organizações que estabelecem relações baseadas no reconhecimento e valorização.
O elemento central da relação de reciprocidade entre pessoas e organizações é o comprometimento afetivo que as pessoas demonstram em relação às organizações que estabelecem relações baseadas no reconhecimento e valorização. Resposta: Errado.
Comentário: reciprocidade está ligado a equilíbrio.
De acordo com Bastos (1993) o vínculo organizacional (Comprometimento) pode ter 5 abordagens:
Afetivo (Atitudinal): o indivíduo se identifica com a organização e seus objetivos, desejando nela manter-se.
QUESTÃO ERRADA: A quebra da relação de reciprocidade organizacional pode ser observada quando pessoas punem socialmente comportamentos de seus pares nas organizações em função de algum conflito interpessoal.
Reciprocidade organizacional está ligado entre empresa e funcionário. O funcionário faz além das obrigações e espera retorno no mesmo nível da organização, quando isso não ocorre há quebra da reciprocidade organizacional. Usa-se o termo contrato psicológico nesse caso também.
O processo de reciprocidade é aquele no qual a Organização se esforça em atender os interesses dos empregados esperando uma resposta, na maioria dos casos um aumento da satisfação do trabalho; e os empregados se esforçam na Organização esperando uma resposta, na maioria dos casos são melhorias na condição de emprego como salários. Portanto, o processo de reciprocidade não tem ligação com o contexto descrito na questão pois, a quebra desse processo ocorreria quando por exemplo uma das partes não liga mais para o sucesso da outra.
QUESTÃO CERTA: A reciprocidade organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações se baseia em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional.
QUESTÃO CERTA: Na reciprocidade entre pessoas e organizações, a existência de condições adequadas de trabalho favorece a motivação e o desempenho no trabalho, o que facilita a atuação da liderança em busca dos resultados organizacionais.