FGV (2022):
QUESTÃO CERTA: A forma de operação interna de uma organização, com relação a práticas, relacionamentos e costumes adotados, é resultado de um elemento conhecido como cultura organizacional. Dada a relevância desse elemento, acadêmicos buscaram esmiuçá-lo, dividindo-o por níveis de profundidade. Nesse sentido, o seguinte nível da cultura organizacional é considerado mais íntimo, profundo e oculto: pressupostos básicos.
FCC (2018):
QUESTÃO CERTA: Considere que uma determinada empresa faça questão de ostentar, nas suas instalações físicas, nos veículos e nos uniformes dos empregados, a representação gráfica de sua marca, na forma de um trevo de quatro folhas, sendo, assim, reconhecida pelos seus clientes, fornecedores e pela sociedade em geral. Essa circunstância: insere-se na cultura organizacional da empresa, como artefatos observáveis.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Leia o trecho a seguir, relacionado ao conceito de níveis da cultura organizacional. Os _____________ são considerados o nível mais superficial da cultura organizacional, sendo também o mais perceptível. São referentes a produtos, padrões e rituais de uma organização. Assinale a opção que completa adequadamente a lacuna do trecho acima: artefatos.
FCC (2019):
QUESTÃO CERTA: Os denominados “artefatos observáveis”, na forma definida pela doutrina, dizem respeito: aos aspectos mais superficiais e visíveis da cultura organizacional.
MOVENS (2010):
QUESTÃO CERTA: A análise da cultura organizacional é uma tarefa complexa, pois nem todos os seus componentes, distribuídos em níveis concêntricos, são observáveis. Aqueles componentes que se situam nos níveis externos são facilmente identicáveis, enquanto os que se situam nos níveis interiores não se revelam facilmente a qualquer observador. Com base nos dados acima, assinale a opção que apresenta o nome dos dois componentes mais internos da cultura organizacional: valores e crenças.
CS-UFG (2018):
QUESTÃO CERTA: A análise da cultura organizacional é uma tarefa: complexa porque grande parte de seus elementos é de difícil observação.
Verdade. A análise da cultura organizacional é uma tarefa complexa, porque nem todos os seus componentes são observáveis.
FCC (2018):
QUESTÃO CERTA: No que concerne aos conceitos e elementos da cultura e clima organizacional, tem-se que: a cultura, não obstante seja mais arraigada à organização, apresenta alguns aspectos abertos, de fácil percepção, como as instalações físicas.
FCC (2018):
QUESTÃO CERTA: Cultura e clima organizacional constituem aspectos das organizações bastante estudados pela literatura, em face do impacto que operam no desempenho dos seus integrantes e nos resultados obtidos, sendo que: a cultura possui aspectos visíveis e de fácil percepção, como os símbolos da organização, e outros mais profundos, como as crenças e os princípios compartilhados pelos seus integrantes.
CEBRASPE (2016):
QUESTÃO CERTA: As crenças do indivíduo ou de um grupo sobre determinado tema, ou seja, seus princípios norteadores, são conhecidas como valores.
A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:
• Artefatos: É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
• Valores: Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
• Pressupostos Básicos: São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
FCC (2018):
QUESTÃO CERTA: Entre os elementos ou níveis da cultura organizacional inclui (em)-se: pressupostos básicos, correspondentes ao nível mais profundo da cultura, tais como as crenças vigentes.
FCC (2016):
QUESTÃO CERTA: Além de se preocupar com os comportamentos observáveis, Edgar Schein privilegia a aprendizagem do grupo e assume que a cultura organizacional desempenha funções específicas. No modelo proposto por este autor, a camada mais invisível que tende a ser considerada uma verdade, ou algo inquestionável, é exemplificada pelos pressupostos básicos.
FCC (2018):
QUESTÃO CERTA: A literatura define cultura organizacional como representativa de um conjunto de costumes organizacionais que orientam o comportamento dos indivíduos na organização, possuindo caráter descritivo. Autores consagrados como Schein e Maximiano identificam diferentes níveis da cultura organizacional, sendo a camada mais superficial representada pelos artefatos observáveis (ou simplesmente artefatos), tais como os símbolos ostentados pela organização.
FCC (2016):
QUESTÃO CERTA: É a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos o conjunto de percepções, ícones e símbolos que costuma-se denominar imagem corporativa. Nesse sentido, os autores que estudam o tema sustentam que: os artefatos como, por exemplo, as vestimentas, correspondem à camada mais superficial e visível da cultura da organização.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: Considerando que alguns aspectos de uma cultura organizacional são facilmente percebidos e outros são de difícil percepção, assinale a opção que contenha aspectos de cultura organizacional que sejam de difícil percepção e que possam ser qualificados como informais ou ocultos: percepções e atitudes das pessoas.
ASPECTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL
- Formais (Perceptíveis):
- Políticas e Diretrizes;
- Métodos e Procedimentos;
- Objetivos;
- Recursos;
- Estrutura Organizacional;
- Tecnologia.
- Informais (Ocultos):
- Percepções;
- Sentimentos;
- Atitudes;
- Valores;
- Interações informais;
- Normas grupais, normas de conduta, etc.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: A Secretaria de Saúde do Ceará estabeleceu que, para fins de padronização, todos os funcionários devem utilizar apenas camisas brancas e calças jeans. O nível da cultura organizacional associado a essa medida é denominado: artefatos.