Chiavenato (2004) define 03 modelos para tratamento de seleção de pessoal:
Modelo de colocação: Nas situações em que há 1 candidato para 1 vaga a ser preenchida.
Modelo de seleção: Nas situações em que há vários candidatos e 1 só vaga a ser preenchida.
Modelo de classificação: Nas situações em que há vários candidatos para várias vagas a serem preenchidas.
Num contexto mais recente, o próprio Chiavenato (2010) já cita um 4º modelo:
Modelo de agregação de valor: É um modelo com ênfase nas competências. A organização está interessada no que o candidato tem a oferecer para ela e que, consequentemente, isso venha a agregar valor ao seu negócio.
QUESTÃO CERTA: Luiz é diretor de inovação e está selecionando coordenadores para duas vagas em uma nova área que está sento implementada na empresa TLTX. Como foram classificados 20 candidatos na primeira etapa do processo seletivo, Luiz precisou requisitar o suporte de analistas da área de Recursos Humanos. A seleção de pessoal comporta três modelos de tratamento, conforme Chiavenato (2004). O modelo mais adequado para o processo seletivo, descrito acima, tendo em vista 20 candidatos selecionados para duas vagas, é o Modelo de classificação.
QUESTÃO CERTA: Em um processo de seleção, de acordo com o tratamento a ser adotado em cada caso, podem ser adotados três modelos de decisão.
Os modelos 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, aos modelos de: colocação, seleção e classificação.
QUESTÃO CERTA: A seleção de pessoas é uma etapa logicamente subsequente à de recrutamento. O objetivo básico do recrutamento é abastecer o processo seletivo de candidatos e o da seleção é escolher os candidatos adequados às necessidades da organização. Como processo, a seleção pode se dar de acordo com diferentes modelos, entre os quais, o modelo de colocação em que há somente um candidato e uma vaga, devendo a mesma ser preenchida sem rejeição ao candidato.