Há três grupos de escolas do planejamento: escola prescritiva, escola descritiva e escola da configuração.
Veja uma questão certa da FGV:
QUESTÃO CERTA: No livro Safári de Estratégia, Mintzberg et al (2000) apresenta a perspectiva de 10 escolas de pensamento sobre formulação de estratégia. Essas escolas foram divididas em três agrupamentos em função de sua natureza. É correto afirmar que: as escolas prescritivas estão mais preocupadas em como as estratégias devem ser formuladas;
Essa escola tem a ver com se preocupar mais como a estratégia deve ser feita do que se preocupar em como a estratégia se forma. Isso pode soar confuso. Mas é como seguir normas (faça assim e assado), como uma receita que lhe dita as etapas – você não se preocupa com “como ela é construída ao longo do tempo”, mas somente em seguir um receituário.
Dentro desses grandes grupos, encontramos as escolas propriamente ditas.
Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento (são 3 escolas);
Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental (são 7 escolas);
Escola Configurativa: Escola da Configuração (1 única escola).
As questões, normalmente, citam uma escola ou outra e quere saber se você sabe a diferença entre elas.
QUESTÃO CERTA: A escola de design volta-se à avaliação externa, à avaliação interna e à criação, avaliação, escolha e implementação da estratégia.
Primeiro, vamos lembrar que a escola de design é uma das três escolas prescritivas (do tipo receita).
Características da Escola do Design: racionalidade do pensamento, modelo estratégico simples, informal, intuitivo e único, a elaboração da estratégia e a tomada de decisão devem ser do executivo mais graduado e há um ajuste entre o ambiente interno e externo).
Observe uma questão que cita a questão do executivo mais graduado:
QUESTÃO ERRADA: De acordo com a escola de poder, o planejamento estratégico resulta do trabalho exclusivo de um executivo principal, denominado de estrategista.
A escola que trata de trabalho exclusivo desenvolvido por executivo principal é a escola de design.
É importante lembrar que análise do ambiente interno e externo (chamada de análise SWOT) tem a ver com a escola de design. Veja uma questão que trata desse aspecto:
QUESTÃO ERRADA: No que se refere à formação da estratégia, a Escola do Planejamento pode ser representada pelo modelo SWOT.
Negativo. SWOT é na Escola do Design. Observe outra questão que trata disso:
QUESTÃO CERTA: De acordo com o modelo elaborado pela escola do design, denomina-se estratégia a forma de se ajustar forças e fraquezas internas de uma empresa às ameaças e oportunidades externas de seu ambiente.
Sim, a análise SWOT, da escola de design, é uma receita – ajuste as forças e fraquezas (aspectos internos) com as ameaças e oportunidades da organização (aspectos externos). Ela dá o passo a passo, por isso é classificada como escola prescritiva.
Vejamos um pouco sobre todas as escolas (além da escola de design que já vimos).
1- ESCOLAS PRESCRITIVAS (prescreve a estratégia): se preocupam em detalhar como o processo de formação da estratégia deve ser feito, em vez de se preocuparem com como essas estratégias são realmente formadas.
Ø ESCOLA DESIGN – Processo de concepção, simples e informal. Estrategista é o executivo principal.
Ø ESCOLA PLANEJAMENTO – Processo formal e detalhado. Estrategistas são profissionais especiais, mas a responsabilidade fica com o CEO.
Ø ESCOLA POSICIONAMENTO – Processo analítico das forças de mercado, posições devem ser defendidas. Escolher qual a estratégia válida.
2- ESCOLAS DESCRITIVAS (descreve como a estratégia ocorre): se preocupam com o processo de formulação da estratégia como ele realmente ocorre.
Ø ESCOLA EMPREENDEDORA- Processo visionário, baseado na intuição de uma pessoa – o líder:
Ø ESCOLA COGNITIVA – Processo mental, uso de mapas, conceitos e esquemas.
Ø ESCOLA APRENDIZADO – Processo aprendizado coletivo e processo emergente (se forma com o tempo):
Ø ESCOLA PODER – Processo negociação, persuasão, micro e macro poder.
Ø ESCOLA CULTURAL – Processo coletivo que reflete crenças, valores do grupo, e cultura dominante. Estratégia da empresa reflete a cultura dominante nela.
Ø ESCOLA AMBIENTE – Processo reativo, ambiente é o ator principal, organizações passivas. Ou organização se adapta ao ambiente ou morre.
3- ESCOLAS INTEGRATIVAS:
Ø ESCOLA CONFIGURAÇÃO – Processo com períodos de transformação, mas manutenção de certas características:
QUESTÃO CERTA: A organização que busca elaborar o planejamento estratégico a partir de um processo político de negociação, persuasão e barganha adota uma metodologia de planejamento com características da Escola do Poder.
O Professor Sales Vidal ensina que:
A Escola do Poder: a estratégia como um processo de negociação. Subdividida em Micropoder, que enxerga o desenvolvimento da estratégia dentro das organizações como um fenômeno essencialmente político de modo que o processo formulatório envolve barganha, persuasão e confrontação entre os atores que dividem o poder na empresa, e Macropoder, que visualiza a organização como uma entidade que usa seu poder sobre os outros e seus parceiros de alianças, realizando joint-ventures e outras redes de relacionamento para negociar estratégias “coletivas” de seu interesse.
QUESTÃO ERRADA: O gestor que se concentra na decisão sobre a carteira de produtos ou serviços, definindo o nível de rentabilidade e o nível de risco do seu negócio, adota um modelo de planejamento estratégico alinhado com a escola do design.
Em nosso entendimento, o tipo de escola citada é a escola ambiente. Como no caso do mercado de ações (bolsa de valores) – em que o gestor de portfólio toma suas decisões conforme o ambiente, adaptando o seu risco e rentabilidade à conjuntura dos mercados. Além do mais, a escola de design é um processo simples e informal, indo de encontro à análise meticulosa do gestor.
QUESTÃO CERTA: A abertura de empresas individuais com foco em atividades que vislumbrem oportunidades de desenvolvimento reflete condutas da escola empreendedora.
Correto, aqui encontramos o aspecto do sujeito “visionário”.
QUESTÃO CERTA: Um órgão público que organiza sua estratégia a partir de contribuições advindas de formulações mentais dos seus servidores faz uso do processo de planejamento defendido pela Escola Cognitiva, integrante do rol das escolas descritivas.
Correta, processo mental tem tudo a ver com a escola cognitiva.
QUESTÃO ERRADA: Uma organização que elabora a sua estratégia ancorada em um modelo de pensamento analítico, baseando-se em dados passados e estatísticos para planejar o futuro, adota uma forma de atuação alinhada à preconizada pela Escola Empreendedora.
Errado. Escola empreendedora é visionária (olha para a frente, e não para trás). A descrição abordada na questão se assemelha à escola de posicionamento.
Vamos lembrar?
Mintzberg compilou as diferentes vertentes e pensadores num único livro, dividindo as dez escolas de estratégia em três categorias:
Escola Prescritiva:
- Escola do Design – concepção
- Escola do Planejamento – processo formal
- Escola do Posicionamento – processo analítico
Escola Descritiva:
- Escola Empreendedora – processo visionário
- Escola Cognitiva – processo mental
- Escola do Aprendizado – processo emergente
- Escola do Poder – processo de negociação
- Escola Cultural – processo coletivo
- Escola Ambiental – processo reativo.
Escola Configurativa:
Escola de Configuração – processo de transformação.
QUESTÃO CERTA: As diferentes escolas de pensamento estratégico traduzem várias formas de se avaliar o pensamento estratégico e são grupadas em escolas prescritivas, descritivas e híbrida. A ferramenta denominada de SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) utilizada para análise dos ambientes internos e externos na avaliação das alternativas estratégicas, foi introduzida por uma escola prescritiva que é a do (a): design.
Já vimos que, sim, análise swot tem a ver com escola de design.
Vamos repassar mais uma vez a matéria?
ESCOLAS PRESCRITIVAS (regras/ normas de como SE DEVE fazer)
1- escola do designer- palavra-chave/ ideia central: CONCEPÇÃO/ PLANO DE NOGÓCIO/ SWOT/ ALTA ADMINISTRAÇÃO/ CONCEBIDO POR 1 LÍDER
2- escola do planejamento- palavra-chave/ ideia central: DOCUMENTO FORMAL/ LÍDER + STAFF (assessoria)
3- escola do posicionamento- palavra-chave/ ideia central: ESTRATÉGIAS GENÉRICAS/ PORTER
ESCOLAS DESCRITIVAS (explica/ mostra como realmente é)
4- escola empreendedora- palavra-chave/ ideia central: PROCESSO VISIONÁRIO/ FUTURO/ CENTRADO E DEPENDENTE DO LÍDER
5- escola cognitiva- palavra-chave/ ideia central: PROCESSO MENTAL (CONHECIMENTO CONSTRUÍDO)
6- escola do aprendizado- palavra-chave/ ideia central: PROCESSO EMERGENTE
7- escola de poder- palavra-chave/ ideia central: NEGOCIAL/ BARGANHA
8- escola cultural: palavra-chave/ ideia central: PROCESSO COLETIVO/ INTERAÇÃO SOCIAL
9- escola ambiental- palavra-chave/ ideia central: PROCESSO REATIVO/ ORGANIZAÇÃO PASSIVA- REAGE AO AMBIENTE
ESCOLA CONFIGURATIVA
10- escola da configuração- palavra-chave/ ideia central: PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO (ALTERNÂNCIA/ ESTABILIDADE/ FLEXIBILIDADE)
QUESTÃO ERRADA: A elaboração de planejamento alicerçado em técnicas especializadas retrata características da escola de concepção, também categorizada como uma escola descritiva.
Negativo. É uma escola prescritiva, visto que passa a receita de como fazer – é o caso técnica denominada análise Swot que é da escola de design que por sua vez, pertence ao grande grupo escola prescritiva.
As PRINCIPAIS escolas da estratégia são:
1) DESIGN (CONCEPÇÃO) = Prescritivas = Base do plano de negócio;
2) PLANEJAMENTO = Prescritivas;
3) POSICIONAMENTO = Prescritivas;
4) EMPREENDEDORA = Descritivas;
6) COGNITIVA = Descritivas;
7) APRENDIZADO = Descritivas;
8) DO PODER = Descritivas;
9) CULTURAL = Descritivas;
10 ) AMBIENTAL = Descritivas;
11) CONFIGURAÇÃO = Configurativas.
Escola do DESIGN = Formulação da estratégia como processo de CONCEPÇÃO = Escola PRESCRITIVAS
QUESTÃO CERTA: A literatura sobre pensamento estratégico é vasta. Há muitos trabalhos que procuram simplificar os conceitos de estratégia e como agrupá-los em escolas ou grupos de formulação do processo estratégico. Do trabalho de Mintzberg et al. (2000), surgiram dez escolas de pensamento estratégico com pontos de vista distintos. Considere as seguintes características:
I. A estratégia é apresentada como uma posição clara de mercado.
II. Origem: década de 80 – Michael Porter.
III. Entende o mercado (externo) como definidor da estratégia (escolhas internas).
IV. Proximidade com estratégias militares de disposição.
V. Considera apenas aspectos quantificáveis.
VI. Foco em indústrias e grandes empresas.
VII. A mais aplicada ainda hoje.
Aponte, dentre as alternativas a seguir, a qual escola essas características dizem respeito: Escola do Posicionamento.
Essa questão serviu para aprendermos sobre a escola de posicionamento.
QUESTÃO CERTA: O Conselho Curador da Fundação Frederico Macedo (FFM) deliberou, em sua última reunião, acerca da criação de um escritório de projetos, da implantação de um sistema ERP e da utilização do BSC. O referido conselho decidiu, ainda, iniciar tais ações por um processo clássico, formal e sistemático de gestão estratégica, embasada na Escola de Planejamento, cujas etapas e modelos conceituais são bem conhecidos. Com relação a situação hipotética descrita acima e de acordo com a Escola de Planejamento, a FFM deve: conduzir a formulação das estratégias a partir de um departamento de estratégia que responderá diretamente ao presidente, por meio de um processo com indicadores e controles.
“Na escola do planejamento, o planejamento é tocado por toda uma equipe de planejadores, especializados, que buscam estruturar todos os dados possíveis de forma a montar a estratégia da organização. Assim, acaba a simplicidade. O planejamento se torna um processo elaborado e detalhado. A responsabilidade pelo planejamento – em teoria – continua com o executivo máximo. Mas, como o processo é extremamente complexo na prática quem monta a estratégia acaba sendo a equipe de planejadores – o executivo apenas aprova ou não“.
QUESTÃO CERTA: Henry Mintzberg, ao analisar a literatura sobre o pensamento estratégico, constatou algumas variações de conteúdo e de abordagem, as quais foram reunidas em três grupos: de natureza prescritiva, de natureza descritiva e de configuração, formalizando as chamadas dez escolas do planejamento estratégico. Relacione a primeira coluna, composta por algumas escolas do planejamento estratégico, com a segunda coluna, nas quais são evidenciados os respectivos pensamentos estratégicos de cada uma.
( 1 ) Escola do Planejamento
( 2 ) Escola do Posicionamento
( 3 ) Escola Cognitiva
( 4 ) Escola de Poder
(5) Escola Empreendedora
( 6 ) Escola Configurativa
(4) Formulação das estratégias como um processo mental que desvenda os interesses e as negociações por trás da elaboração das estratégias das empresas.
(6) Formulação das estratégias como um processo de transformação que enfatiza o caráter transitório e contextual das estratégias.
(2) Formulação das estratégias como um processo analítico que vê a estratégia como a escolha deliberada de posicionamentos competitivos por meio de processos analíticos de decisão.
(5) Formulação das estratégias como um processo visionário, focalizando o papel dos líderes carismáticos, e dos empreendedores visionários.
(3) Formulação das estratégias como um processo mental que as trata do ponto de vista dos processos mentais envolvidos na sua elaboração e implementação.
(1) Formulação das estratégias como um processo formal, enfatizando os aspectos formais, estruturados e numéricos do processo de formação de estratégia.
Assinale a alternativa correspondente à sequência numérica que preenche CORRETAMENTE a segunda coluna: 4, 6, 2, 5, 3, 1.
Repassando mais uma vez o que devemos saber sobre as escolas de planejamento:
– Escola do Planejamento: Processo Formal e sistemático. Subdividido, deliberado. Processo prescritivo (como deve ser formulada). Palavras-chave: Programação, orçamentação, cenários.
– Escola do Posicionamento: Processo analítico, sistemático, deliberado. Processo prescritivo (como deve ser formulada. Palavras-chave: Estratégia genérica, grupo estratégico, análise competitiva, portfólio, curva de experiência.
– Escola Cognitiva : Processo mental , emergente, inovador. Processo descritivo (como é formulado). Palavras-chave: Mapa, quadro, conceito, esquema, percepção interpretação, racionalidade, estilo.
– Escola de Poder: Processo de negociação conflitante, agressivo, desordenado, emergente (micro), deliberado (macro). Processo descritivo (como é formulada). Palavras-chave: Barganha, conflito, coalização, interessados, jogos políticos, estratégia coletiva, rede, aliança.
– Escola Empreendedora: Processo visionário, intuitivo, deliberado. Processo descritivo (como é formulada).Palavras-chave: Golpe ousado, visão, critério.
-Escola Configurativa: Processo de transformação, integrador, episódico, ordenado. Processo descritivo e prescritivo (estratégia como processo de mudança). Palavras-chave: Configuração, arquétipo, período, estágio, ciclo de vida, transformação, revolução, reformulação, revitalização.
QUESTÃO ERRADA: O processo de planejamento é exclusivamente colaborativo, visto que os diversos atores que dele participam atuam conjuntamente para um mesmo fim.
“Na escola prescritiva, por exemplo (que se divide em escola do design, escola do planejamento e escola do posicionamento), temos na escola de design a característica do planejamento ser deixado a cargo apenas de uma pessoa, o chefe.
Na escola descritiva (que divide-se em empreendedora, cognitiva, aprendizado, poder, cultural e ambiental) temos como característica da escola do aprendizado a montagem da estratégia não depender de um só indivíduo – o chefe, pois se acredita que a realidade é muito complexa para que somente uma pessoa possa “dominar” todos os dados necessários.
Ou seja, não existe essa exclusividade pois pode ser feito por uma única pessoa ou pelo grupo, dependendo da escola de planejamento utilizada”.