Programas de Qualidade

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Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: O Programa de Qualidade no Serviço Público, criado em 1999, estava direcionado essencialmente à melhoria da qualidade de vida do servidor público para o aumento de sua produtividade.

De fato, o Programa de Qualidade no Serviço Público surge em 1999, mas o foco era no usuário-cidadão, gestão por resultados, inovação dos instrumentos gerenciais, criação dos serviços de atendimento aos cidadãos.

QUESTÃO CERTA: Um fato que vem sendo observado nas reformas administrativas governamentais em todo o mundo é o de que o foco nos resultados é necessário, mas não suficiente. Nesse sentido, a Qualidade como modelo de transformação e aperfeiçoamento organizacional tem sido largamente utilizada na administração pública. Em termos históricos, no caso brasileiro, isso fez com que se planejasse um Programa de Qualidade, dando sustentação às reformas que se iniciaram ainda no século passado.  Considerando o enunciado, contempla o programa de qualidade aplicado ao governo federal brasileiro: Programa de Qualidade e Participação, que indica uma preocupação do governo em envolver, em cada nível, os colaboradores que prestam efetivamente o serviço público.

PQP (Programa de Qualidade e Produtividade na Adm. Púb.) 1991 – sensibilização e capacitação, atuação interna, eficiência, técnicas e ferramentas.

PQP (Programa de Qualidade e Participação) 1996 – avaliação e premiação, atuação interna e externa, gestão e resultados.

PNQ (Prêmio Nacional de Qualidade) 1998 – premiação, atuação interna e externa, melhores práticas, critérios de excelência.

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PQSP (Programa de Qualidade de Serviço Público) 1999 – melhor gestão e serviços, atuação externa, resultado e satisfação do cidadão, eficiência e eficácia.

GESPÚBLICA (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização) 2005 – melhorar serviço e aumentar a competitividade, atuação externa, gestão por resultados orientada para o cidadão. Eficiência, efetividade e eficácia.

QUESTÃO CERTA: O principal indicador utilizado pelo Programa de Qualidade no Serviço Público para medir o sucesso das organizações públicas que aderiram ao Programa é o índice de: satisfação dos usuários.

QUESTÃO CERTA: A alternativa que NÃO se coaduna com o conceito de qualidade na gestão pública, implementado a partir do início dos anos 90, com o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade – PBQP: busca transformar as organizações públicas, tornando-as mais preocupadas com seus processos burocráticos internos.

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