Última Atualização 25 de janeiro de 2021
PRINCIPAIS CONTAS RETIFICADORAS:
ATIVO:
– Perdas estimadas com Clientes (*antiga Provisão Para devedores Duvidosos PDD);
– Perdas estimadas para redução ao valor recuperável (CPC 01);
– Ajuste a Valor Presente de Clientes;
– Receita Financeiras a transcorrer;
– Lucros a Apropriar; o Lucros em vendas para controladas o Lucros em vendas
para coligadas o Lucros em vendas para joint venture(controle comum);
– Depreciação, Exaustão e Amortização Acumuladas;
PASSIVO:
– Ajuste a Valor presente;
– Encargos Financeiros a transcorrer;
– Custos de Transação a Apropriar;
– Deságio a Apropriar;
PL
– Capital a subscrever; capital a integralizar/realizar
– Gastos na emissão de ações; prejuízos acumulados
– Gastos na emissão de valores patrimonial; Ações em Tesouraria;
QUESTÃO CERTA: São contas retificadoras do ativo as provisões, os encargos de depreciação, a amortização e a exaustão que provocarão negativamente impactos no balanço patrimonial, retificando bens e direitos a que se referirem.
CERTO
CONTAS RETIFICADORAS
Também chamadas de redutoras, são contas que, embora apareçam num determinado grupo patrimonial visam demonstrar um grupo com cotas de uma mesma família com o saldo global mais correto. (Ativo ou Passivo) têm saldo contrário em relação às demais contas desse grupo. Desse modo, uma conta retificadora do Ativo terá natureza credora, bem como uma conta retificadora do Passivo terá natureza devedora. As contas retificadoras reduzem o saldo total do grupo em que aparecem.
Vejamos as contas retificadoras mais comuns em cada grupo, e subgrupo:
– Ativo Circulante AC:
-
Duplicatas Descontadas
-
Provisão para Devedores Duvidosos
-
Provisões para Ajustes de Custos ao Valor de Mercado
– Ativo não Circulante ANC
-
Provisão para Perdas Prováveis na Realização de Investimentos
-
Depreciação Acumulada
-
Exaustão Acumulada
-
Amortização Acumulada
-
Duplicatas Descontadas
– Patrimônio Líquido PL
-
Capital a Realizar ou a Integralizar
-
Prejuízos Acumulados
-
Ações em Tesouraria
Resumindo:
– Redutoras do Ativo – Estas são contas do Ativo com características de contas do Passivo, assim sendo têm funcionamento inverso as do Passivo, estas contas ficam do lado esquerdo do balanço e devem sempre apresentar saldos credores. Para que uma conta do Ativo tenha um saldo credor é necessário que os aumentos e diminuições nela ocorridos sejam assim registrados: As diminuições geram lançamentos a débito e os aumentos a crédito.
-Redutoras do Passivo – Estas são contas do Passivo com características do Ativo, assim sendo, têm função inversa as do Ativo, estas contas ficam do lado direito do balanço e devem sempre apresentar saldos devedores.
QUESTÃO CERTA: O saldo da conta de provisão para devedores duvidosos e da conta de exaustão acumulada, contas retificadoras, deve ser credor.
A conta de provisão para devedores duvidosos, que hoje é chamada de provisão para créditos de liquidação duvidosa é uma conta patrimonial retificadora da conta “clientes” ou “duplicatas a receber”, possuindo natureza credora. A conta de exaustão, também é uma retificadora do grupo do imobilizado, é utilizadas para contas como “minas”, onde o produto extraído do solo vai se findando, ou seja, exaurindo-se. Possui natureza credora. As contas pertencentes ao ativo são de natureza devedora, as que retificam esse grupo de contas devem ter a natureza inversa, ou seja, natureza credora.