O planejamento organizacional é composto de três planos: estratégico (tocado pela altura cúpula / diretoria – enxerga a organização como um tudo), tático (tocado pelos gerentes ) e operacional ou funcional (tocado pelos operários ou pessoas que estão em contato direto com menor unidade executiva da organização).
Uma questão da CEBRASPE de 2013:
QUESTÃO CERTA: No processo de planejamento organizacional, os planos podem ser classificados em três níveis principais: estratégicos, funcionais ou táticos e operacionais.
Segundo Maximiano (2004, p. 153), “Dependendo da abrangência e do impacto que tem sobre a organização, os planos podem ser classificados em três níveis principais: estratégico, funcionais e operacionais.”.
Planejamento estratégico é o processo de definir a missão e os objetivos da organização, considerando as ameaças e oportunidades do ambiente e outros fatores […]
Planos funcionais (ou táticos) são elaborados para possibilitar a realização dos planos estratégicos […]
Planejamento operacional é o processo de definir meios para a realização de objetivos, como atividades e recursos. […].
Fonte: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/viewFile/258/225
Outra da CEBRASPE (2008):
QUESTÃO ERRADA: Um administrador que acaba de ser contratado por uma organização encontrará informações sobre as operações do seu setor no plano estratégico, que é um documento com conteúdo detalhado e analítico, fruto da ampla participação de todos os setores da organização.
Aqui a examinadora parece ter optado por um mix de informações desencontradas e, sobretudo, equivocadas. As operações do seu setor estão no plano operacional, e não no plano estratégico (como vimos acima).
Outra questão da CEBRASPE de 2013:
QUESTÃO ERRADA: Os planos funcionais ou administrativos definem as atividades, os recursos e as formas de controle necessários para a realização dos cursos de ação escolhidos.
Negativo. Os planos funcionais, táticos ou administrativos são tocados pelos gerentes responsáveis por definir objetivos da sua gerência / do seu departamento. Os insumos (recursos), formas de controle (verificação se o parafuso foi fabricado em acordo com as especificações) serão definidos pelos operários no plano operacional.
Para finalizar, uma questão da CEBRASPE (2010):
QUESTÃO CERTA: As atividades de planejamento organizacional destinam-se, basicamente, a aumentar o nível de entropia negativa.
Veja a seguinte definição:
A entropia negativa é o processo de reabastecimento, em que a organização lança forças contrárias ao processo de deterioração ou morte. A entropia positiva decorre quando a organização não consegue se reabastecer.
A organização por meio do planejamento não deseja aumentar o estado da desordem (ela quer colocar tudo no trilho – lançando forças contrárias à bagunça). Ela almeja menos turbulência por meio do planejamento. Portanto, correta.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: A partir do planejamento operacional, geram-se planos operacionais, que, por sua vez, se desdobram em programações de tarefas.
De acordo com Chiavenato, o planejamento operacional é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da organização. Os planos Operacionais podem ser classificados em quatro tipos:
1 – Procedimentos: são os planos operacionais relacionados com métodos.
2 – Orçamentos: são os planos operacionais relacionados com dinheiro.
3 – Programas (ou programações): são os planos operacionais relacionados com tempo. Consistem em planos que correlacionam duas variáveis: tempo e atividades que devem ser executadas ou realizadas.
4 – Regulamentos: são os planos operacionais relacionados com comportamentos das pessoas.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: O planejamento estratégico na administração pública possibilita a análise das condições presentes, mas inviabiliza prospecções futuras.
Primeiramente, devemos lembrar que um dos princípios do planejamento é o “princípio da previsão”. De acordo com esse princípio, o planejamento “é voltado para o futuro. Consiste em elaborar previsões, para verificar quais eventos poderão ocorrer no curto, médio e longo prazo. ”
Ademais, vale mencionar que o planejamento estratégico é voltado para o longo prazo; é orientado para o futuro. Portanto, o planejamento estratégico na administração pública possibilita a análise das condições presentes e, também viabiliza prospecções futuras.
FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-extraoficial-sefaz-ce-administracao-geral-e-publica/
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: O orçamento anual com despesas de pessoal de um único departamento é considerado um plano estratégico, pois impacta o planejamento global da organização.
JUSTIFICATIVA: ERRADO. A estratégia é definida no nível institucional, representa o comportamento global e molar da organização e é voltada para o futuro da organização, ou seja, está voltada para o longo prazo. Ela define o destino que a organização pretende alcançar. Após ser definida a estratégia, posteriormente ela é desdobrada em planos táticos específicos que deverão ser desenvolvidos e executados pelos diversos órgãos situados no nível intermediário da organização. Cada plano tático, por sua vez, é desdobrado em planos operacionais específicos que serão executados pelo nível operacional da organização. Dessa forma, a afirmativa está errada, pois se refere a um planejamento de curto prazo por ser anual e ocorre no âmbito de um departamento, caracterizando um plano operacional.
CEBRASPE (2005):
QUESTÃO ERRADA: Os termos plano estratégico e planejamento estratégico possuem o mesmo significado, referem-se ao processo que envolve a análise externa, interna e a definição de ações delas decorrentes.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Planos são documentos que orientam a organização quanto aos objetivos a serem alcançados, a alocação de recursos e as atividades a serem realizadas. Existem diferentes tipos de planos. O plano estratégico tem foco: na organização como um todo, orientação de longo prazo e formulações genéricas.