Última Atualização 17 de fevereiro de 2022
CEBRASPE (2010):
QUESTÃO CERTA: Na administração pública, o planejamento estratégico deve levar em consideração, entre outros aspectos, as relações de um órgão com seus usuários-cidadãos, governo e servidores.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO ERRADA: Na administração pública, não se usa planejamento estratégico para a gestão de pessoas, porque essa estratégia de governança não tem poder para afetar as ações de desenvolvimento, o alcance de metas, a busca de oportunidades nem a melhora das condições de trabalho dos profissionais.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: O planejamento público envolve duas dimensões. São elas: técnica e política.
O planejamento governamental possui essas dimensões pois, por seu caráter político, extrapola questões técnicas que levariam a determinadas conclusões. A dimensão técnica tem relação com as características de fato da situação, como leis econômicas, métodos de tomadas de decisão e implementação. O caráter político do planejamento se refere às condições socioeconômicas existentes independentes das situações positivadas em leis e doutrinas. Está relacionado ao conjunto de atores, instituições e trocas inerentes ao processo político.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO ERRADA: O planejamento estratégico de organizações governamentais tem foco no curto prazo, em tarefas e em operações cotidianas.