QUESTÃO CERTA: A comunicação organizacional pode ser definida como um sistema que compreende o fluxo de informações entre a organização e seu ambiente interno e externo, comportando duas perspectivas, a saber: Instrumental, que visa informar e divulgar; e participativa, na qual se busca a interação entre os atores.
Paludo (2016)[1] apresenta duas perspectivas principais da comunicação: a instrumental e a participativa.
Na perspectiva instrumental, a comunicação possui foco no meio, deixando num segundo plano os atores envolvidos. Assim, essa perspectiva considera a comunicação um instrumento para gerar obediência e conformidade ás regras e procedimentos estabelecidos. Sua finalidade, portanto, é informar e divulgar.
Na perspectiva participativa (ou de interação), a comunicação reconhece a importância de cada ator. O seu significado, portanto, resulta da interação entre atores, seus meios e suas particularidades. Há diálogos, argumentações, divergências, propostas e opiniões.
QUESTÃO CERTA: Comunicação institucional pode ser definida como o conjunto de procedimentos destinados a difundir informações de interesse público sobre as filosofias, as políticas, as práticas e os objetivos das organizações de modo a torná-las compreensíveis.
A Prof. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch, referência nacional e internacional nas áreas de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, destaca 4 (quatro) conceitos que compõem a “Comunicação Organizacional Integrada”:
Comunicação Institucional: busca melhorar a imagem da organização perante a sociedade, os consumidores e os investidores. Ela é a responsável, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção de uma imagem e identidade corporativa de uma organização.
Comunicação Mercadológica: objetiva vender ou melhorar a imagem dos produtos ou serviços da organização. Marketing e venda são os principais setores responsáveis por esse processo.
Comunicação Administrativa: é o processo responsável por transmitir os dados do âmbito administrativos de uma organização para todos os setores nos quais esses dados se mostram pertinentes. Esse é o conceito que vincula todas as funções administrativas, organizando o fluxo de informações das ações de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Comunicação Interna: busca viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. É uma forma de compatibilizar os interesses de gestores e colaboradores por meio do diálogo, da troca de informações e de experiências e a participação de todos os níveis. Está vinculada à difusão da visão, da missão e dos valores da organização.
QUESTÃO CERTA: Na visão da comunicação integrada, a comunicação administrativa: organiza o fluxo de informações no sistema organizacional, em busca de maior eficiência comunicacional
QUESTÃO CERTA: O conceito de comunicação integrada, elaborado por Margarida Kunsch, trata das formas de comunicação que permitem a uma organização se relacionar com os diferentes públicos de seu interesse e também com a sociedade em geral. Isso implica na convergência de diversas áreas, como: comunicação interna, comunicação mercadológica, comunicação institucional e comunicação administrativa.
QUESTÃO CERTA: Considere que o MPGO resolveu adotar como princípio, no processo de comunicação com seu público, a comunicação integrada. Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de vertentes comunicacionais que compõem esse princípio: Comunicação institucional, comunicação administrativa, comunicação interna e comunicação mercadológica.
QUESTÃO ERRADA: Na prática, a comunicação interna e a comunicação administrativa se confundem, substituindo-se.
“Como já mencionamos, a comunicação administrativa relaciona-se com os fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação, que permitem o funcionamento do sistema organizacional. Como tal, não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela” (Pg. 153 do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada da Margarida Kunsch)