Já falamos diversas vezes, aqui, no Caderno de Prova, sobre o modelo de gestão baseado na qualidade total – também conhecido como TQM ou Total Quality Management (em inglês).
Uma questão da CEBRASPE de 219, bem interessante, associa o PDCA à gestão total de qualidade e, ao mesmo tempo, faz uso das terminologia “empresa serrote”. Lembre-se antes de mais nada que PDCA (plan, do, check e act) tem a ver com melhoria contínua (avançar sempre). Vamos à questão da CEBRASPE:
QUESTÃO ERRADA: Julgue o item subsequente, referentes ao modelo de gestão baseado na qualidade total (GQT): Situação hipotética: Para implantar um sistema de gestão da qualidade, uma organização pública desenvolveu um plano de treinamento para seus colaboradores, enfatizando a necessidade do trabalho com melhorias. Contudo, foi percebido que existiam problemas no processo de gerenciamento e que as melhorias ocorridas ao longo do tempo eram esquecidas pelos colaboradores. Assertiva: Com o intuito de padronizar o processo e garantir a obediência aos padrões por todos, a organização deve, após o estabelecimento de uma melhoria, girar o ciclo PDCA e, dessa forma, trabalhar como uma empresa serrote.
As organizações “Serrote” são aquelas que compreendem a necessidade de implementar algumas mudanças que o mercado tem exigido. Após esta compreensão passam a agir na implantação do “novo” em suas rotinas de trabalho, entretanto não são capazes de sustentar as mudanças e regridem para o “velho”, justificando tal regressão com os mais variados argumentos. Uma analogia cabível neste contexto são as pessoas que iniciam um regime alimentar. Sentem a necessidade de ficarem mais magras, começam uma dieta radical, mas no meio do caminho percebem o quanto será difícil enfrentar aquela dura rotina, e regridem totalmente, voltando a comer três vezes mais do que antes.
Já as organizações “Escada” são aquelas que detêm a competência de completar o ciclo das mudanças. Compreendem a exigência do mercado, iniciam um plano de mudanças para acompanhar tais demandas, lutam contra as dificuldades que toda mudança provem, e com muito sacrifício conseguem subir mais um degrau rumo ao sucesso. Utilizando-me de outra analogia, é a pessoa que entende que chegou o momento de parar de fumar, compra adesivos, balas e outros artigos do gênero, se lança nesse propósito de mudanças, enfrenta todas as dificuldades nesta árdua missão, mas é forte o suficiente para vencer o vício.
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/empresa-serrote-ou-empresa-escada
Acredito que seria a empresa ESCADA e não a Serrote.
Resumindo:
A empresa Serrote: a que não consegue (como os dentes dessa ferramenta apresentam um padrão do tipo ida e volta).
A empresa Escada: a resiliente, vencedora, sempre subindo degraus.
QUESTÃO CERTA: Para que a política da melhoria contínua seja consolidada, os colaboradores da organização devem ser capacitados e treinados para resolver problemas.