Patrimonialismo – nepotismo e corrupção

0
501

Última Atualização 12 de março de 2021

O patrimonialismo, forma de administração resultante dos governos absolutistas, era caracterizado por intenso nepotismo e corrupção, não havendo diferenciação entre a res publica e a res principis. Com o advento do capitalismo e da democracia, essa forma de gestão se tornou insustentável; surgia assim modelo burocrático como a melhor opção para driblar os problemas inerentes ao modelo vigente no setor público mundial (BRESSER-PEREIRA, 1996; BRASIL, 1995).

QUESTÃO CERTA: Considerando os três modelos teóricos de Administração pública, patrimonialista, burocrático e gerencial, é correto afirmar: O patrimonialismo pode ser exercido por meio do nepotismo e da corrupção.

QUESTÃO CERTA: Entre as características próprias do modelo de Administração Pública patrimonialista destaca-se: A disseminação de práticas como clientelismo e nepotismo.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: No modelo de Estado patrimonialista, a não diferenciação entre o público e o privado favorece as práticas de corrupção e de nepotismo.

QUESTÃO CERTA: Na definição de modelos de gestão pública, são marcantes a dimensão pública e a privada; no patrimonialismo elas se caracterizam como extensão uma da outra

Parte superior do formulário