Última Atualização 19 de janeiro de 2022
QUESTÃO CERTA: O setor privado visa ao lucro, ao passo que a administração pública visa ao bem-estar da coletividade.
QUESTÃO ERRADA: Por conta da emergência de órgãos de responsabilidade social corporativa nas empresas privadas, estas passaram a ter como principal objetivo atender aos interesses coletivos da sociedade como um todo, principalmente em suas áreas de influência.
Negativo. O principal objetivo ainda é o lucro.
CEBRASPE (2014):
QUESTÃO ERRADA: A gestão pública e a privada atuam sobre o mesmo foco, inexistindo distinções que justifiquem adaptar as funções gerais de administração na atuação do gestor.
QUESTÃO CERTA: Tanto as organizações públicas quanto as privadas buscam a sustentabilidade. As privadas buscam a sustentabilidade de seus negócios e as públicas buscam o desenvolvimento da sociedade.
QUESTÃO CERTA: Apesar de partilharem de algumas funções básicas, gestores públicos e privados têm posições antagônicas quanto ao aspecto econômico e à orientação dos negócios sob sua responsabilidade.
QUESTÃO ERRADA: Enquanto a gestão privada, visando o interesse da sociedade, procura satisfazer os interesses de indivíduos e grupos que consomem seus produtos e (ou) serviços, a gestão pública, em uma concepção pós-burocrática, busca o lucro em suas atividades para que possa obter recursos para satisfazer o interesse e promover o bem-estar geral dos cidadãos por meio da prestação de serviços públicos de qualidade.
QUESTÃO CERTA: Embora muitos princípios aplicados na modernização da administração pública sejam oriundos de modelos típicos da gestão privada, esta continua, de forma geral, visando ao lucro, enquanto a gestão pública tem por objetivo cumprir sua função social e atender ao interesse público.
QUESTÃO CERTA: A Administração direta tem como objetivo proporcionar o bem-estar à coletividade, enquanto a iniciativa privada tem como objetivo primordial o lucro.
CEBRASPE (2011):
QUESTÃO CORRETA: Apesar de partilharem de algumas funções básicas, gestores públicos e privados têm posições antagônicas quanto ao aspecto econômico e à orientação dos negócios sob sua responsabilidade.