Você sabe o que é unidade de comando? Unidade lembra a palavra um ou único, comando é liderança (quem dá as cartas). Logo, podemos pensar em um único comando. Mas, vamos com calma. Não é que existe um único chefe em toda organização. É que, na verdade, cada funcionário possui um único chefe – a hierarquia é bem definida. Uma linha vertical vai do topo ao fim ditando quem manda em quem. Observe como isso é cobrado:
QUESTÃO CERTA: Do ponto de vista da Teoria da Administração, a Escola Clássica apresenta, entre seus expoentes, o estudioso Henri Fayol, cuja principal contribuição foi separar as funções do administrador das funções daqueles que não possuem subordinados e são responsáveis pela execução de atividades. Nesse contexto, apresentou alguns princípios da organização, entre os quais o que se denomina: unidade de comando, segundo o qual cada subordinado recebe ordens e presta contas apenas a um superior.
QUESTÃO CERTA: Advertindo que os princípios de administração são flexíveis e não absolutos, e devem poder ser empregados independentemente de condições mutáveis ou especiais, Fayol enumerou catorze princípios de administração derivados de sua experiência. Um dos princípios defende que “os empregados devem receber ordens somente de um superior”. Esse princípio é conhecido como: Princípio da Unidade de Comando.
QUESTÃO CERTA: Um dos 14 princípios que fundamentam a organização linear para Fayol é o da unidade de comando. Assinale a alternativa que contém o conceito que representa esse princípio: um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, para se evitar contraordens ou determinações conflitantes.
QUESTÃO ERRADA: Considere que, em uma organização, os departamentos possuam duas linhas de comando — uma, que é proveniente da função exercida pelos empregados; outra, da divisão do trabalho. Nesse caso, as vantagens desse tipo de departamentalização incluem a celeridade nas decisões e a melhoria na comunicação interdepartamental.
Uma explicação cuja autoria real é desconhecida por nós. Se você soube, nos informe.
“A aludida hipótese fere um dos princípios da organização chamado: unidade de comando – é aquele, segundo o qual cada subordinado recebe ordens e presta contas apenas a um superior. Se você possui mais de uma linha de comando há pessoas emitindo informações de tudo que é lado gerando desinformação no bojo do processo de tomada de decisão, além de a discussão tender a tornar o mencionado processo de tomada de decisão mais moroso”.
Uma questão mais geral, mas que também trata do princípio da unidade de comando:
QUESTÃO CERTA: Considere os dois agrupamentos abaixo, que arrolam os princípios de Administração e suas definições:
I. Divisão do trabalho.
II. Disciplina.
III. Unidade de direção.
IV. Centralização.
a. Depende da obediência.
b. Concentração de autoridade.
c. Especialização das tarefas e das pessoas.
d. Uma cabeça e um plano.
A correlação correta dos dois agrupamentos é: I -c; Il-a ; IlI – d ; IV-b.
Outra questão interessante:
QUESTÃO CERTA: Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem aos princípios de administração e sua aplicação:
I. Disciplina.
II. Unidade de comando.
III. Estabilidade do pessoal.
a. A baixa rotatividade dos funcionários é uma meta prioritária.
b. Todos os subordinados sabem quem é o seu superior imediato. Apenas dele recebem ordens e a ele prestam contas de seus atos.
c. As regras de comportamento são claras e bem definidas. Todos devem a elas se submeter.
A correlação correta entre eles é: I-c, II-b, III-a.
Continuando com questões de concursos, temos:
QUESTÃO ERRADA: A teoria clássica de administração baliza-se nos princípios da unidade de comando, de amplitude de controle e da divisão do trabalho. Nesse sentido, em uma empresa em que o trabalho realizado deva ser reportado sempre ao supervisor imediato e ao diretor do setor, a fim de garantir que a análise de desempenho seja feita sob perspectivas diferenciadas, tem-se um exemplo da observância do princípio da unidade de comando.
Teoria Científica= Taylor > vários chefes mandam;
Teoria Clássica= Fayol> 1 único chefe manda.