CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: A teoria de sistemas procura entender as relações dentro e entre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente, enfatizando a natureza multivariada das organizações.
A Teoria dos Sistemas foi desenvolvida pelo biólogo Ludwig Bertalanfy. Ele buscou integrar TODAS as áreas do conhecimento. Segundo ele, um sistema é um CONJUNTO DE UNIDADES RECIPROCAMENTE RELACIONADAS PARA ALCANÇAR UM PROPÓSITO OU OBJETIVO.
CARACTERÍSTICAS TGS
1) Organizações são SISTEMAS ABERTOS;
2) Organizações são SISTEMAS COMPLEXOS, com partes INTER-RELACIONADAS;
3) Compreensão acerca da interdependência;
4) Organização está em constante interação com meio-ambiente.
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO ERRADA: De acordo com a lógica da abordagem dos sistemas, haverá sinergia quando o resultado da interação entre as partes que compõem um sistema for equivalente à soma dessas partes.
Lembre-se: a Bioquímica não é a soma da Biologia com a Química – é muito mais! Logo, resposta: errado.
- Visão integrada ao ambiente externo (visão sistêmica);
- Feedback do ambiente externo;
- Interdependência entre as partes (o todo é formado por partes interdependentes);
- Surge um novo ente que é MAIOR que a soma das partes (foco no todo);
- Realidade + Complexa;
- Entropia: tudo tende à desordem, à morte;
- Entropia negativa: negentropia.
- Equifinalidade: mesmo resultado final, independente do caminho;
- Holismo: Só pode ser entendido em sua totalidade. Globalidade;
- Sinergia: O todo é maior que a soma das partes;
- Homeostase: autorregulação /equilíbrio;
- Heteostase: vai de um estado de equilíbrio para outro;
- Morfogênese: auto modificação na estrutura.
FGV (2014):
QUESTÃO CERTA: Na qualidade de sistemas abertos, as organizações possuem algumas características, como, por exemplo, a homeostasia. Assinale a opção que apresenta a definição correta dessa característica: Tendência de enfatizar os processos internos da organização, a fim de manter a estabilidade do sistema.
Na Teoria Geral dos Sistemas, Ludwig. A homeostase é o “equilíbrio dinâmico”, ou seja, o sistema busca o equilíbrio entre seu interior e o ambiente exterior.
QUESTÃO CERTA: A ênfase no ambiente surgiu com a _________ (que trata as organizações como sistemas abertos em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente), sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Mais recentemente, as novas abordagens trouxeram à tona a emergente necessidade de competitividade das organizações em um mundo globalizado e carregado de mudanças e transformações. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: Teoria dos Sistemas.
QUESTÃO CERTA: Sistema refere-se a um conjunto de entidades, elementos ou componentes inter-relacionados, do qual deriva uma visão geral que torna possível o foco no todo e não apenas nas partes.
Sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, sendo que dois aspectos são fundamentais: propósito (as partes possuem um mesmo objetivo) e globalismo (visão de totalidade do sistema).
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO ERRADA: A teoria geral dos sistemas aplicada à administração preconiza a reorientação do pensamento e da visão do mundo com base em paradigmas que contemplam uma visão analítica, mecanicista e linear, de causa e efeito, das organizações.
ERRADA, a teoria geral de sistemas não contempla uma visão mecanicista. De acordo com Chiavenato “a Teoria dos Sistemas afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.” O conceito de sistemas proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística (o todo é maior do que a soma das partes) de um conjunto de coisas complexas, dando-lhes uma configuração e identidade total.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: A Teoria dos Sistemas rompeu com os paradigmas das teorias administrativas anteriores e trouxe uma nova forma de interpretação das organizações. Assinale a opção que indica uma inovação proposta pela Teoria dos Sistemas: As organizações interagem continuamente com o ambiente externo.