QUESTÃO ERRADA: Apesar de não se relacionar ao comprometimento organizacional, a satisfação no trabalho é reconhecida como variável mitigadora de índices de absenteísmo e de rotatividade.
Diferentemente do afirmado no item, a satisfação do trabalho se relaciona com o comprometimento organizacional.
QUESTÃO ERRADA: A satisfação no trabalho sob o enfoque das especificidades das necessidades humanas é a base para a qualidade de vida no trabalho e os aspectos mais gerais da satisfação humana são a base para os planos de remuneração e carreira.
Conceitos invertidos…
Satisfação no trabalho – planos de remuneração e carreira.
Satisfação humana – qualidade de vida no trabalho.
QUESTÃO CERTA: A qualidade de vida no trabalho é uma importante dimensão da vida organizacional e sua gestão deve-se dar com ênfase nos aspectos específicos da satisfação humana, bem como considerando os aspectos mais gerais da avaliação que as pessoas fazem sobre sua satisfação no trabalho.
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO ERRADA: A satisfação no trabalho é um resultado do ambiente organizacional sobre a saúde do trabalhador, determinada prioritariamente por características pessoais dos trabalhadores, pelo ambiente físico e pela estrutura das organizações.
A satisfação no trabalho está relacionada a aspectos mais intrínsecos do indivíduo, ambiente de trabalho e estrutura organizacional podem gerar uma NAO INSATISFAÇÃO, mas não são capazes de garantir a satisfação no trabalho, eu conheço pessoas que trabalham em locais com uma puta estrutura, ambiente supersaudável, mas estão infelizes e não sentem satisfação, mesmo assim.
QUESTÃO ERRADA: A atitude positiva de uma pessoa em relação ao salário que recebe em sua organização não constitui aspecto relevante para determinação da satisfação no trabalho.