Caderno de Prova

O Que É Reengenharia? (com exemplos)

Reengenharia consiste no redesenho de processos, envolve a redefinição dos processos, das estruturas organizacionais e dos sistemas de informação, com o objetivo de otimizar os resultados da organização.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: Luiz Henrique decide montar uma empresa de aplicativos com o capital herdado de seu pai. Sem entender nada de negócios, a empresa logo começa a dar prejuízo. Preocupado com os rumos da empresa e do capital investido, Luiz Henrique decide pedir auxílio a um amigo, que havia tido sucesso nos negócios. Após estudar o funcionamento da empresa de Luiz Henrique, o amigo propõe a execução de uma reengenharia, dando a entender que é necessário: reformular radicalmente os processos para promover a competitividade da empresa.

QUESTÃO ERRADA: A reengenharia organizacional visa adequar processos organizacionais com o objetivo principal de reduzir custos de produção.

Não é adequar.

QUESTÃO CERTA: Uma organização pública que pretenda adotar a reengenharia de processos deve estar preparada para uma intervenção estratégica radical, com grandes mudanças em seus processos finalísticos e de apoio.

QUESTÃO CERTA: O conceito proposto na década de 1990, por Hammer e Champy, consistente na implementação de mudanças radicais, com redesenho de processos de trabalho, rompendo paradigmas tradicionais de Administração, denomina-se: Reengenharia.

QUESTÃO CERTA: O aperfeiçoamento de processos por meio da reengenharia.

visa erradicar o trabalho desnecessário e fazer com que todos os processos da empresa apontem na direção da satisfação do cliente, redução do tempo do ciclo e qualidade total.

Por se tratar de uma reinvenção da empresa, a reengenharia envolve riscos enormes se comparados a outros sistemas de mudanças organizacionais, um simples detalhe pode mandar por água a baixo todo o empenho dos recursos.

QUESTÃO CERTA: Constitui princípio basilar do conceito original de reengenharia: a radical redefinição dos processos em base zero, conhecido como princípio da “folha em branco”.

QUESTÃO ERRADA: A reengenharia de processos consiste em uma análise crítica realizada para eliminar atividades que não agreguem valor à organização, o que possibilita a adaptação dos processos à nova realidade pretendida.

Reengenharia —> princípio da folha em branco. Ou seja, começar do zero.

QUESTÃO ERRADA: A reengenharia é um processo que começa na base da empresa até atingir o topo da estrutura organizacional.

É de cima para baixo.

Reengenharia: Radical, revolucionária, de cima para baixo.

Melhoria contínua: passo-a-passo, incremental, de baixo para cima.

QUESTÃO ERRADA: O processo de reengenharia organizacional resulta em mudanças internas, de baixo para cima, nas estruturas organizacionais.

É de cima para baixo.

QUESTÃO ERRADA: A fim de implementar, com sucesso, o processo de reengenharia, os clientes internos de uma organização devem ser consultados, se a implementação das mudanças ocorrer de baixo para cima.

É de cima para baixo.

CEBRASPE (2009):

QUESTÃO CERTA: Uma condição indispensável para o êxito da reengenharia organizacional é que ela seja feita top-down, ou seja, com a imposição da direção da organização aos colaboradores.

A reengenharia é radical e substitui todo o processo existente, por isso precisa acontecer top-down, ou seja, com a imposição da direção da organização aos colaboradores, afinal é um processo complexo que vai modificar tudo

QUESTÃO ERRADA: Um processo de reengenharia organizacional pode ocorrer de forma lenta e gradual, desde que seja estudado e planejado com antecedência, assim como ocorre com o processo de melhoria contínua.

Fundamentos de Reengenharia

Para alguns autores, a reengenharia é o reprojeto dos processos de trabalho e a implementação de novos projetos, enquanto para outros é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais visando alcançar drásticas melhorias no desempenho de custos, qualidade, atendimento e velocidade.

Assim, a reengenharia se fundamenta em quatro palavras-chave:

a) Fundamental: busca reduzir a organização ao essencial e fundamental. As questões: Por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos dessa maneira?

b) Radical: impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.

c) Drástica: a reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe.

d) Processos: a reengenharia reorienta o foco para os processos e não mais para as tarefas ou serviços, nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o “quê” e o “porquê” e não o “como” do processo.

QUESTÃO CERTA: A reengenharia busca reduzir a organização ao essencial e fundamental, de modo a não aproveitar o que está constituído na organização.

QUESTÃO ERRADA: O programa de qualidade total (TQM) baseia-se no princípio de que a melhoria deva ocorrer de forma radical nos produtos e nos processos.

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção em que são apresentados, respectivamente, um princípio norteador da qualidade total e um da reengenharia: melhoria incremental nas tecnologias e transformação organizacional.

QUESTÃO CERTA: Na reengenharia, área que faz o uso intensivo de tecnologias com o objetivo de alavancar melhorias em produtos e serviços e proporcionar maior valor aos clientes, é proposto o redesenho radical dos processos organizacionais.

QUESTÃO CERTA: Entre os objetivos da reengenharia organizacional, destacam-se as melhorias em qualidade, custo, serviço e velocidade dos processos organizacionais.

QUESTÃO CERTA: Na Gestão de Processos, six sigma e a reengenharia são metodologias para o aprimoramento dos processos.

QUESTÃO ERRADA: A reengenharia é um método estatístico utilizado para traduzir as necessidades do cliente em tarefas específicas, em busca do melhor modo de se realizar cada tarefa de forma consistente.

QUESTÃO CERTA: Uma organização pública contratou uma empresa de consultoria para melhoria da eficiência organizacional e recebeu como proposta o redesenho de sua estrutura em função de seus processos de trabalho, com reconfiguração de sua distribuição de recursos, processos, pessoas e funções. A respeito dessa situação hipotética, é correto afirmar que a empresa de consultoria adotou a técnica conhecida como: reengenharia.

QUESTÃO CERTA: A Reengenharia de Processos é a reformulação da maneira como uma empresa executa tarefas e busca cumprir suas metas. NÃO faz parte do redesenho de processos: balanceamento da linha de produção.

Componentes do redesenho de processos:

QUESTÃO CERTA: O conceito proposto na década de 1990, por Hammer e Champy, consistente na implementação de mudanças radicais, com redesenho de processos de trabalho, rompendo paradigmas tradicionais de Administração, denomina-se: Reengenharia.

QUESTÃO CERTA: Uma organização pública contratou uma empresa de consultoria para melhoria da eficiência organizacional e recebeu como proposta o redesenho de sua estrutura em função de seus processos de trabalho, com reconfiguração de sua distribuição de recursos, pessoas e funções. A respeito dessa situação hipotética, é correto afirmar que a empresa de consultoria adotou a técnica conhecida como: reengenharia.

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QUESTÃO ERRADA: Em um ambiente empresarial extremamente competitivo, a reengenharia de processos apresenta-se como uma abordagem de melhoria contínua que utiliza equipes da linha de produção para a identificação e a solução sistemáticas de problemas.

É radical, e não “de forma contínua”.

QUESTÃO ERRADA: Os conceitos relacionados à gestão de processos organizacionais incluem as técnicas de brainstorming, melhoria contínua, mapeamento de processos e reengenharia. Por meio da reengenharia, realiza-se o desenho de fluxogramas das tarefas e, pelos mapas, é possível promover a medição de custos, resultados e produtividade.

Negativo. Quando falamos em reengenharia devemos pensar em redesenho.

QUESTÃO CERTA: Os princípios básicos da reengenharia incluem o princípio de: trabalhar em paralelo e, posteriormente, integrar os resultados.

HAMMER apresenta alguns princípios básicos da Reengenharia:

1. Organizar o trabalho em função de resultados e não de tarefas;
2. Recolher dados apenas uma vez: quando são gerados;
3. Incluir pontos de decisão no lugar onde o trabalho é executado;
4. Introduzir controles no processo de informação;
5. Fazer com que as pessoas que usam o processo executem o trabalho;
6. Trabalhar em paralelo em vez de sequencialmente e, depois, integrar os
resultados.

7. Tratar recursos geograficamente dispersos de forma integrada.

QUESTÃO ERRADA: São elementos vitais para a reengenharia organizacional: as pessoas, os recursos tecnológicos e os recursos financeiros, que garantem a execução do trabalho.

Administração Geral e Pública – Chiavenato

“A reengenharia está preocupada em fazer cada vez mais com cada vez menos. Seus três componentes são: pessoas, TI e processos. Na verdade, a reengenharia focaliza nos processos organizacionais.”

QUESTÃO CERTA: A reengenharia está direcionada para mudanças sistêmicas e abrangentes, não para soluções temporárias parciais.

QUESTÃO CERTA: A mudança de uma estrutura vertical para uma estrutura horizontal embasada em equipes, que visa aperfeiçoar o desempenho dos processos e minimizar a centralização de decisões, é exemplo de reengenharia organizacional.

A reengenharia promove a reestruturação radical dos processos empresariais visando alcançar melhorias no desempenho de custos, qualidade, atendimento e velocidade. Firmou-se com a proposta de redesenhar a organização a partir de seus processos, para torná-la mais ágil e eficiente. Assim, quando uma organização muda de uma estrutura vertical (centralizada) para uma horizontal (descentralizada) baseada em equipes, ocorre uma mudança radical nos processos e representa um exemplo de reengenharia.

QUESTÃO ERRADA: Uma das ferramentas para gestão da qualidade é o benchmarking, que se refere a implementar uma nova estrutura organizacional, eliminando-se a anterior.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: Na reengenharia de processos de negócio, a mudança nas organizações ocorre de forma radical, de cima para baixo, geralmente apoiada por ferramenta de automatização de processos; na melhoria empresarial, por sua vez, a mudança é incremental e pontual.

REENGENHARIA

– De cima para Baixo (Top-down)

– Enfatiza o Cliente

MELHORIA EMPRESARIAL (CONTÍNUA)

– Baixo para Cima

– Incremental

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO ERRADA: A reengenharia é um processo de melhoria incremental.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO ERRADA: Um dos fatores que podem levar ao fracasso da reengenharia em uma organização refere-se ao fato de se tentar implementá-la de cima para baixo, especialmente em se tratando de processos de trabalho.

Reengenharia começa tudo do zero e de cima para baixo.

CEBRASPE (2007):

QUESTÃO ERRADA: Diferentemente das políticas de qualidade total, os processos de reengenharia têm ênfase no atendimento às necessidades dos clientes.

CEBRASPE (2007):

QUESTÃO ERRADA: A reengenharia visa à redução de desperdícios nos processos de trabalho estabelecidos, sem prever a realização de alterações profundas na estrutura da organização.

QUESTÃO ERRADA: A reengenharia conduz à troca de uma estrutura coordenada horizontalmente para uma estrutura vertical sólida.

QUESTÃO CORRETA: A reengenharia inclui a reformulação radical dos processos da organização, buscando alcançar melhorias em custo, qualidade, serviço e velocidade.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO ERRADA: A reengenharia tem a grande vantagem de poder implementar, nos processos organizacionais, mudanças contínuas que levem a ter sucesso a médio e longo prazos a organização que adota esse modelo de gestão.

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