O Termo de Abertura do Projeto, também chamado de Project Charter, é um documento que autoriza, formalmente, a existência de um projeto. Esse Termo é usado para fornecer a descrição de alto nível do produto, serviço ou resultado do projeto, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos requisitos detalhados. O Termo de Abertura do Projeto dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar os recursos organizacionais às atividades do projeto.
QUESTÃO CERTA: No grupo de processos de iniciação do projeto, definido no PMBoK, há um que visa desenvolver o termo de abertura do projeto. Nessa etapa é desenvolvido um documento que autoriza formalmente o início do projeto. Esse documento pode conter a necessidade do negócio, a definição do produto, o nome do gerente e a justificativa da importância do projeto. O documento descrito no texto é chamado de: Project Charter.
QUESTÃO CERTA: – No PMBOK, 5ª Edição, o Termo de Abertura do Projeto é elaborado no Grupo de Processos de Gerenciamento de Projetos chamado: Iniciação.
O Project Charter ou termo de abertura do projeto (TAP), é o documento que autoriza formalmente o projeto. Ele concede ao gerente (gestor) a autoridade para utilizar os recursos da organização na execução das atividades do projeto.
QUESTÃO ERRADA:
Negativo. Iniciação.
QUESTÃO CERTA: Em conformidade com o PMBOK, guia de melhores práticas em gestão de projetos, a elaboração de termo de abertura de projeto (TAP) e a identificação de stakeholders (partes envolvidas) são atividades que pertencem ao grupo de processos intitulado iniciação.
QUESTÃO CERTA: Paulo foi contratado para trabalhar na empresa ABC e a criar o project charter de um novo projeto de desenvolvimento de software utilizando como referência o PMBoK. Nesse documento, Paulo deverá colocar um conjunto de informações, EXCETO: nomeação de todos os membros da equipe e descrição detalhada dos requisitos.
Informações que constam no Project charter:
- Objetivo e justificativa do projeto.
- Requisitos de alto nível que satisfazem os principais interessados.
- Cronograma de marcos (milestones) resumido e premissas (ou hipóteses) e restrições.
- Estudo de viabilidade (business case) indicando o retorno previsto.