CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: A aplicação da gestão por processos em uma organização, quando usada em um sistema de gestão integrada, possibilita à organização atuar com eficiência nos recursos e com eficácia nos resultados.
Características de organizações “por processos”
1) Opera de forma integrada com clientes e fornecedores;
2) fortalece as políticas de recursos humanos, desenvolvendo habilidades e motivação;
3) incentiva o desenvolvimento de múltiplas competências de forma que os operadores de processos possam trabalhar produtivamente ao longo de áreas multifuncionais;
4) promove a MULTIFUNCIONALIDADE (flexibilidade aos novos desafios da organização)
5) construção de cultura corporativa transparente;
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO ERRADA: A responsabilidade sobre conjuntos de tarefas de forma hierárquica, de cima para baixo, determina uma organização orientada por processos, na qual o foco gerencial e a prestação de contas são atribuídos às partes interessadas da organização.
8.2.2 Contrastes entre estrutura funcional e orientada por processos
Estruturas organizacionais tradicionais envolvem gerenciamento hierárquico de recursos e delegação de responsabilidade de um nível hierárquico para o próximo, com prestação de contas final atribuída a partes interessadas da organização. Essa delegação é expressa como um foco gerencial de cima para baixo de comando e controle de trabalhadores individuais que têm a responsabilidade por conjuntos específicos de tarefas.
Fonte: CBOK V.3
Reescrita correta: a responsabilidade sobre conjuntos de tarefas de forma hierárquica, de cima para baixo, determina uma estrutura organizacional tradicional, na qual o foco gerencial e a prestação de contas são atribuídos às partes interessadas da organização.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO CERTA: Organizações orientadas por processos possuem gerentes de processos que apoiam as diversas equipes e os gerentes funcionais, que, independentemente da hierarquia, executam o processo que gera valor ao negócio.
Gerente de processos, possuindo independência de preocupações funcionais das operações de negócio, coordena e gerencia o desempenho dos processos no dia a dia e lidera iniciativas de transformação de processos. Esse papel é responsável pelo monitoramento, controle e eficácia global de um ou mais processos.
Gerente de processos atua no nível tático e mede o desempenho no dia a dia e ajuda gestores funcionais a trabalhar com outros gestores funcionais que contribuem com o processo e seus resultados. Esse é um papel de medição e resolução de problemas que envolve a criação e coordenação de comitês compostos por gestores funcionais que executam o trabalho do processo.
Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese.