Última Atualização 6 de agosto de 2022
Banca SUGEP-UFRPE (2018):
QUESTÃO CERTA: Nuvem híbrida: A infraestrutura de nuvem é composta de duas ou mais nuvens, que podem ser privadas, comunitárias ou públicas e que permanecem como entidades únicas, ligadas por uma tecnologia padronizada ou proprietária que permite a portabilidade de dados e aplicações.
COMPERVE (2018):
QUESTÃO CERTA: Modelo de implantação de computação em nuvem onde a infraestrutura de nuvem é uma composição de duas ou mais infraestruturas de nuvem distintas (privada, comunitária ou pública) que permanecem como entidades exclusivas, mas unidas por tecnologia padronizada ou proprietária que permite a portabilidade de dados e aplicativos (por exemplo, estouro de nuvem para balanceamento de carga entre nuvens). Esse modelo é a: nuvem híbrida.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: Em uma organização que possui serviços de tecnologia da informação em uma nuvem no seu data center privado e em outras duas nuvens públicas, a arquitetura para deploy de nuvem é: híbrida.
Deploy é disponibilizar aplicações e recursos para uso.
Nuvem híbrida é uma composição de duas ou mais infraestruturas na nuvem (privadas, comunitárias ou públicas) que permanecem entidades distintas, mas são interligadas por tecnologia padronizada ou proprietária que permite a comunicação de dados e portabilidade de aplicações.
Fonte: NIST.
Qual é a diferença entre nuvem pública híbrida e privada? O que é uma nuvem comunitária?
O modelo de nuvem de comunidade é muito similar ao modelo de nuvem privada. Entretanto, no lugar da infraestrutura atender a uma única organização, atende a um conjunto de organizações. Geralmente, quanto mais participantes na nuvem, menor será o controle e o custo.
No modelo privado, a disponibilidade de recursos depende do seu investimento exclusivo na estrutura, o que pode sair mais caro. Já na nuvem híbrida, essa adequação de recursos depende de como seu sistema foi arquitetado e em quais servidores — internos ou remotos — está a demanda para ajuste.
Quais são as nuvens públicas?
Os exemplos mais comuns de nuvem pública são o Google Cloud Platform (GCP), Microsoft Azure e Amazon Web Services (AWS). No caso do Azure e AWS, os serviços são importados, uma vez que os provedores fazem a cobrança via cartão de crédito internacional, em dólar.