A Liga das Nações foi uma organização internacional fundada após a Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de promover a paz e a cooperação entre os países, evitando novos conflitos globais. Criada pelo Tratado de Versalhes em 1919, a Liga visava resolver disputas diplomáticas por meio da negociação, do diálogo e da imposição de sanções econômicas, ao invés de recorrer à guerra. Apesar das boas intenções, a Liga não conseguiu impedir a ascensão de regimes totalitários e o início da Segunda Guerra Mundial, o que levou ao seu colapso. Em 1945, a Liga das Nações foi substituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), que assumiu a missão de manter a paz e a segurança mundial.
FGV (2024):
QUESTÃO ERRADA: Convenção da Liga das Nações, anterior à Primeira Guerra Mundial, continha previsões genéricas sobre direitos humanos, não se importando com minorias e condições dignas de trabalho e não atingindo a concepção de soberania estatal absoluta;
A Liga das Nações foi criada após a Primeira Guerra Mundial, não antes. Além disso, embora a Liga das Nações não tenha sido um órgão robusto na proteção dos direitos humanos, ela desempenhou um papel em tratar da questão das minorias, principalmente no contexto das mudanças de fronteiras e da proteção de minorias étnicas em regiões afetadas por tratados de paz. A questão de condições de trabalho e proteção social foi objeto da criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT)
O Tratado de Versalhes, assinado em 1919 ao final da Primeira Guerra Mundial, marcou a transição do Direito Internacional Clássico para o Contemporâneo. Um de seus legados mais importantes foi a criação da Sociedade das Nações, primeira tentativa de organizar a convivência pacífica entre os Estados por meio de uma organização internacional permanente.