QUESTÃO CERTA: Carisma, atenção às necessidades individuais de cada subordinado e estímulo às suas capacidades intelectuais por meio de ações inspiradoras são características dos líderes transformacionais.
QUESTÃO CERTA: Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser confundidos. Em relação aos líderes transformacionais, é correto afirmar que eles: inspiram seus liderados a transcender os próprios interesses pelo bem da organização ou do grupo.
QUESTÃO ERRADA: São características que evidenciam a liderança transformacional; trocas entre líderes e liderados com vistas ao alcance das metas organizacionais; monitoramento frequente para correção de desvios; e programas de recompensas que permitam, por exemplo, que liderados exerçam outras atividades no horário de trabalho.
Errado. A questão refere-se a liderança transacional e não transformacional. O Tipo transformacional não trabalha com sistema de recompensas (trocas). É inspirador, é carismático, é estimulador do intelecto.
QUESTÃO CERTA: São ações e características de um líder alinhado à liderança transformacional: ser carismático, estimular a criatividade, inspirar confiança e propor desafios, além de estimular e motivar seus liderados para superação e desenvolvimento pessoal e no trabalho.
A motivação dos liderados pode ser classificada em dois principais modelos, sendo: transacional e transformacional.
Líder Transacional: Existe uma autêntica relação de troca entre o líder e o liderado. As trocas normalmente são materiais, como prêmios e incentivos, mas também podem ser de natureza psicológica (exemplos: elogios ou punições). Analisando num contexto prático, estamos falando da gerência que gratifica os funcionários que atingem metas, os diretores de faculdades que bonificam os melhores professores com viagens e tantos outros exemplos. Lembrem-se: a palavra transação vem de troca.
Líder Transformacional: São líderes visionários, que constroem uma visão. São orientados para o futuro, para o contínuo cenário de mudanças, provocam em seus liderados o espírito provocador, empreendedor, desafiador. Conquistam pela mensagem que transmitem e pelos objetivos que propõem. Normalmente são tidos como líderes carismáticos, não necessariamente abrem mão das recompensas materiais, mas trabalham com muito mais que isso. Em um cenário prático, poderíamos pensar nos líderes que motivam a empresa a ser a melhor do mercado, ou um líder que proponha formas inovadores de processos fabris menos poluentes.
A liderança transacional é altamente burocratizada e funciona melhor em ambiente estáveis, pouco dinâmicos, ao passo que a liderança transformacional é mais adaptativa, transcende a burocracia e é melhor aproveitada em ambientes de mudança.
QUESTÃO CERTA: O líder transacional encara as relações com os subordinados como uma troca, em que se vê como o responsável por traçar metas e atribuir recompensas por seu alcance;
QUESTÃO CERTA: Uma das formas de liderança mais louvadas na atualidade, principalmente porque tem surgido em empresas de setores novos que englobam negócios totalmente inusitados, formados por projetos, objetos, aplicativos, etc, se contrapõe aos objetivos de liderança no século passado que eram basicamente, e quase que exclusivamente, para a manutenção da estabilidade, do crescimento orgânico, da preservação dos lucros. O tipo de liderança desse novo líder, bastante desejável nesses setores dinâmicos e contemporâneos, é denominado: transformacional.
QUESTÃO CERTA: A Teoria de Liderança que considera o líder como produto de sua habilidade especial para realizar inovações e mudanças no contexto organizacional inspirando os seguidores a transcenderem seus interesses individuais em prol da organização é a: Teoria Transformacional.
QUESTÃO CERTA: Marcos exerce forte influência sobre seus subordinados, e por eles é muito considerado. Sua área vem alcançando resultados superiores aos estabelecidos pelas metas anuais. O capital intelectual de seus funcionários está acima do esperado para seus respectivos cargos. Entende-se que tais níveis são obtidos devido ao estilo de liderança que pratica: transformacional.
Com base no caso apresentado, conclui-se que a principal característica da liderança transformacional é crescimento do nível de necessidades de seus seguidores, de modo que eles tendem a desenvolver e melhorar a si mesmos.
Liderança transformacional
É a liderança inspiradora que influencia seguidores para alcançarem desempenho extraordinário em um contexto de inovações e mudanças de larga escala. As qualidades especiais dos líderes transformacionais incluem:
– Visão – ter ideias claras, comunicá-las e compartilhá-las; carisma – gerar entusiasmo; fé, lealdade, orgulho e confiança.
– Simbolismo – oferecer recompensas comemorando a excelência e a alta realização; delegação de poder – ajudar os outros a se desenvolverem, compartilhando responsabilidades e delegando tarefas desafiadoras; estímulo intelectual – criar consciência dos problemas e guiar a imaginação deles para criar soluções de alta qualidade; integridade – ser honesto e confiável. Agindo coerentemente com suas convicções pessoais e realizando os compromissos, concluindo-os.
Líderes transformacionais focam nas pessoas e na tarefa
Ao contrário dos líderes carismáticos, os lideres transformacionais remodelam uma organização não por meio da força de sua própria personalidade, mas apelando para seu pessoal, ganhando sua confiança e respeito. Líderes transformacionais atingem os resultados prestando muita atenção a seu grupo ou equipe conforme:
- Articulam uma visão clara e convincente
- Esclarecem a importância do resultado da visão
- Fornecem um caminho bem definido para alcançar a visão
- Usam símbolos para realizar sua visão.
- Agir com confiança, otimismo e autodeterminação
- Encorajam seu pessoal a trabalhar como equipe em vez de individualmente para atingir as muitas da organização
- Dão poder às pessoas para que elas tomem boas decisões em benefício do todo.
O que torna os líderes transformacionais eficientes é sua habilidade em fazer de sua visão uma meta clara e identificável, que pode orientar as ações de sua equipe em direção ao cumprimento da meta. Eles confiam em seu pessoal, fornecem os recursos que eles precisam, e os encorajam a seguir em frente.
QUESTÃO ERRADA: As lideranças transformacional e transacional assemelham-se quanto ao estilo comportamental do líder, sendo elemento comum dessas abordagens a capacidade de adequação do comportamento de liderança ao contexto.
Transacional foca resultados enquanto a transformacional foca mudanças!
QUESTÃO CERTA: O tipo de liderança que compreende que o líder é aquele que estabelece acordos com seus liderados, visando ao cumprimento de metas organizacionais em troca de recompensas previamente estabelecidas, é a: transacional.
Parte superior do formulário
QUESTÃO CERTA: Os comportamentos típicos do líder que exerce sua função na equipe a partir de uma perspectiva transformacional de liderança incluem:Parte superior do formulário
atender, orientar e aconselhar cada colaborador de maneira personalizada.