O Que é indicador de esforço? Você sabe? O que é indicador de resultado e qual a sua diferença em relação ao indicador de esforço? Vamos aprender, agora, sobre dois indicadores muito cobrados em provas de concurso público.
Indicador de resultado – já diz o seu nome – avalia / compara o resultado final (de um projeto de construção, por exemplo) com o que de fato foi obtido ao término da obra. Em Inglês, usamos muito o termo outcome (resultado final).
“também conhecido como construído, de colheita, de fim, de resultado, lagging, resultante, item de controle, de efeito”.
Fonte: Sistema de Indicadores – Excelência em gestão (FNQ)
Por outro lado, O indicador de esforço (também chamado de driver) é um indicador que “dá uma prévia” do que está acontecendo ao longo da execução (de um empreendimento, por exemplo).
“também conhecido como construtor, de plantação, de meio, de esforço, leading, direcionador, item de verificação, de causa”.
Fonte: Sistema de Indicadores – Excelência em gestão (FNQ)
Uma questão da CEBRASPE (2018):
QUESTÃO CERTA: Indicadores que mensurem o alcance das iniciativas e dos planos de ação elaborados para realização de atendimentos em uma unidade de pronto atendimento caracterizam indicadores de esforço.
Outra questão da CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: Um órgão público que objetive melhorar o atendimento ao cidadão pode considerar, como um exemplo de indicador outcome, o percentual de cidadãos que usaram os serviços desse órgão e os avaliaram como serviços que os deixaram muito satisfeitos.
O que ocorre, caro (a) caderneiro (a) é que o indicador de resultado / outcome também é conhecido como de impacto, pois visa saber a transformação gerada à população-alvo. Assim, a questão está correta.
QUESTÃO CERTA: Os lead indicators são indicadores de desempenho que determinam quão bem os negócios estejam sendo executados para permitir que os objetivos sejam atingidos. Além disso, no balanced scorecard
Correto. Falamos de Balanced Scorecard (BSC) em outro post, mas repare que saber as diferentes nomenclaturas aqui, lhe garantiria um ponto a mais em sua prova: lead indicator = direcionador.
Outra questão da CEBRASPE de 2008:
QUESTÃO ERRADA: Em uma organização que tem como objetivo estratégico aumentar a qualidade das auditorias realizadas, a mensuração de horas destinadas à capacitação sobre auditoria é um exemplo de indicador de resultado.
Uma explicação tirada da página do TCU:
O Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manual para Construção de Indicadores da SEGES apresenta seis dimensões para análise do desempenho, os 6Es. Esses seis tipos de indicadores são divididos em dois grupos: de resultado: eficiência, eficácia e efetividade; e de esforço: economicidade, excelência e execução. Este último indicador, segundo o Guia, “refere-se à realização dos processos, projetos e planos de ação conforme estabelecidos” (BRASIL, 2009a, p. 20). Pode ser utilizado como indicador de monitoramento.
A questão, ao tratar de “mensuração de horas destinadas à capacitação sobre auditoria” se refere a um indicador de esforço – e não de resultado.
Uma questão da FGV:
QUESTÃO CERTA: Os indicadores de gestão podem ser classificados em indicadores de esforço e indicadores de resultado. Conceitualmente, os indicadores de resultados: medem o efeito após um certo tempo.