O que é indicador de desempenho? Quando reflito sobre indicador de desempenho, penso logo em performance ou naqueles atletas que ficam correndo na esteira e o médico ao lado observando os parâmetros – medindo o rendimento do sujeito.
Uma questão da CEBRASPE (2012) traz a seguinte definição:
QUESTÃO CERTA: Os indicadores de desempenho organizacional são ferramentas utilizadas para o diagnóstico da situação, o monitoramento da execução e a avaliação de alcance de metas.
Outra questão, porém do Instituo AOCP:
QUESTÃO CERTA: Como forma de avaliação e controle, são estabelecidos os indicadores de desempenho, os quais devem ser definidos junto com os e baseados nos: objetivos.
Perfeito! A ideia do indicador de desempenho é comparar o que foi planejado (objetivos) com o que se alcançou (resultados).
De volta aos ensinamentos da CEBRASPE:
QUESTÃO CERTA: Indicadores de desempenho possibilitam a criação de estratégias de planejamento mediante planejamento, desenvolvimento e implementação de intervenções de melhorias e de sistemas de avaliação e medição.
Sim, com o indicador de desempenho somos capazes de definir o que precisa ser melhorado.
QUESTÃO CERTA: Custo, tempo, quantidade e qualidade são variáveis empregadas na construção de indicadores de desempenho.
Na página do Tribunal de Contas da União, encontramos o seguinte:
“Os indicadores quase sempre são compostos por variáveis provenientes de um dos seguintes grupos: custo, tempo, quantidade e qualidade”.
Assertiva correta, porque as variáveis citadas são empregadas na construção de indicadores (o indicador de desempenho é apenas uma espécie deles)
Uma questão da Fundação Carlos Chagas:
QUESTÃO CERTA: A respeito dos indicadores de desempenho é correto afirmar que: constituem parâmetros que fornecem informações mensuráveis sobre em que grau os objetivos da organização estão sendo alcançados.
Está correto. Como vimos em outra oportunidade [clique aqui para lembrar], o indicador de desempenho é dividido em indicador de resultado (que compara o que foi planejado – objetivo – com o resultado concreto após a execução) e indicador de esforço (quantas ligações telefônicas efetuamos para fechar uma nova parceria, por exemplo). A questão traz o conceito de indicador de esforço (espécie de indicador de desempenho).
Uma questão polêmica da Quadrix (2013):
QUESTÃO CERTA: Os indicadores de desempenho auxiliam a avaliação das estratégias implementadas, mas são restritos porque medem apenas o passado.
Você poderia pensar: mas se os indicadores de desempenho são divididos em indicadores de resultado (que avaliam o que foi alcançado – já ocorreu, é passado) e indicadores de esforço (que preveem o futuro) – porque o trecho “medem apenas o passado” estaria correto?
Indicadores de desempenho medem (o que já é realidade) – chamados de indicadores de resultado – ou estimam
Uma questão da CEBRASPE (2013) que segue a linha apresentada acima pela Quadrix:
QUESTÃO ERRADA: Além de ser empregado para medição e avaliação da qualidade de produtos e processos, um sistema de indicadores deve ser utilizado para controle de desempenho futuro.
Então, ao falarmos do futuro, não dizemos controlar ou medir / mensurar o futuro, devemos pensar em estimar o futuro, ou auxiliar o que queremos que aconteça no futuro (caso dos indicadores de esforço que são espécie de indicadores de desempenho).
Uma questão da CEBRASPE de 2012:
QUESTÃO CERTA: Os indicadores de desempenho são abstrações, reduções e representações de uma dada realidade, sendo suscetíveis a diversos vieses.
Você, muito provavelmente, já deve ter visto a seguinte colocação: os números não mentem, mas ajudam a mentir. O viés é a realidade. Tudo se relativiza, a depender da forma como você vê o indicador – tendo em vista que se trata de, eminentemente, uma ferramenta de comparação. A sua interpretação vai de acordo com o parâmetro comparativo que você adotar. O indicador não é um número absoluto que tomamos a prima facie. Ele é um recorte da realidade (uma redução, como colocado pela questão).
Outra questão de 2013 da CEBRASPE que trabalha com essa perspectiva acima:
QUESTÃO ERRADA: O uso de indicadores de desempenho permite realizar mensuração direta dos resultados e gerir o desempenho, o que contribui para a melhoria contínua dos processos organizacionais.
O indicador não é uma mensuração direta. É, em verdade, uma proxy. O indicador é algo que simplesmente representa, de forma objetiva, por meio dos seus índices numéricos, um conceito abstrato que é o desempenho. Logo, não cabe em falar “mensuração direta dos resultados”.
Os Indicadores, por outro lado, podem se valer de amostras da população (medição indireta).