O Que é Excelência do Serviço Público?

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Última Atualização 23 de janeiro de 2022

QUESTÃO CERTA: Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade, sendo um elemento transversal.

QUESTÃO CERTA: Excelência é uma medida de desempenho associada à qualidade de um serviço e, no âmbito do serviço público, se refere ao nível máximo de desempenho que se pode alcançar.

QUESTÃO ERRADA: Na gestão da qualidade, o nível máximo de desempenho possível é conhecido como atendimento de conformidade.

Conformidade é estar de acordo com os requisitos estabelecidos. Fazer o melhor possível é o conceito da abordagem transcendental, ou seja, da excelência.

QUESTÃO CERTA: A excelência no serviço público implica o direcionamento das ações públicas para atender e regular continuamente as necessidades dos cidadãos e da sociedade.

QUESTÃO CERTA: A excelência nos serviços públicos relaciona-se à capacidade contínua de serem estabelecidas melhorias no atendimento prestado ao cidadão, o que inclui a qualidade do serviço oferecido e a capacidade e motivação dos servidores.

QUESTÃO CERTA: Na gestão da qualidade, é possível alcançar o nível de excelência que se refere: ao melhor que a organização é capaz de fazer.

QUESTÃO ERRADA: Excelência nos serviços públicos é uma premissa associada à gestão da qualidade, que a admite como o nível mínimo de qualidade aceito pelo cliente.

QUESTÃO CERTA: Ao buscar a melhoria na prestação de serviços, pode-se estabelecer como meta o nível máximo de qualidade considerando-se os limites da própria capacidade organizacional, o que corresponde ao conceito de: excelência.

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QUESTÃO CERTA: Na administração pública gerencial, há a visão do cidadão como cliente de seus serviços, sendo que os resultados da ação do Estado serão considerados como bons se as necessidades do cidadão-cliente forem atendidas.

QUESTÃO CERTA: A excelência na gestão pública, de acordo com o entendimento atual, está condicionada aos princípios constitucionais próprios da natureza pública das organizações, quais sejam a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência.

QUESTÃO CERTA: Regida pelos princípios constitucionais explícitos, a qualidade da gestão pública deverá pautar-se em um modelo de excelência em gestão focado em resultados.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: A excelência dos serviços públicos pode ser mensurada e aprimorada a partir da avaliação dos resultados obtidos nas ações dos órgãos administrados pelo governo.