A Estrutura Analítica do Projeto, também conhecida como WBS (Work Breakdown Sructure), é a ferramenta de gerenciamento do escopo do projeto. Cada nível descendente do projeto representa um aumento no nível de detalhamento do projeto, como se fosse um organograma (hierárquico).
O detalhamento pode ser realizado até o nível desejado, apresentando dados genéricos ou detalhados. O detalhamento mais usual é até o pacote de trabalho (work package).
Dos 47 processos do PMBOK v5, esse é interessante decorar as respectivas entradas, saídas, ferramentas e técnicas:
1 – Entradas
-
Plano de Gerenciamento de Escopo
-
Declaração de Escopo do Projeto
-
Fatores Ambientais
-
Ativos de Processos Organizacionais
-
Documentação de Requisitos
2 – Saída
-
Linha de base de escopo
-
Atualizações na documentação do projeto
-
EAP
-
Dicionário da EAP
3 – Ferramentas e Técnicas
-
Decomposição
-
Opinião Especializada
QUESTÃO CERTA: São entradas do processo Criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), do Grupo de Processos de Planejamento, descritas na quarta edição do guia PMBoK: Declaração do Escopo do Projeto, Documentação dos Requisitos e Ativos de Processos Organizacionais.
QUESTÃO CERTA: A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) ou Work Breakdown Structure (WBS) reflete o escopo do projeto, sendo uma decomposição hierárquica orientada ao trabalho a ser executado pela equipe para que se atinja os objetivos de um projeto.
QUESTÃO CERTA: O principal benefício trazido pela elaboração da EAP é a visualização organizada do que será entregue pelo projeto.
QUESTÃO CERTA: Estrutura Analítica do Projeto corresponde a uma representação gráfica organizada e hierárquica de todo o projeto, com a subdivisão das entregas e do trabalho a ser executado.
QUESTÃO CERTA: Considere o diagrama abaixo.
De acordo com as práticas de gerenciamento de projetos do PMBoK 5ª edição, este diagrama se refere a: uma WBS-Work Breakdown Structure, conhecida também como EAP-Estrutura Analítica de Projeto.
QUESTÃO CERTA: A Estrutura Analítica do Projeto – EAP corresponde a uma representação gráfica organizada e hierárquica de todo o trabalho de um projeto.
QUESTÃO CERTA: Considerando-se que Prefeitura de Teresina está gerenciando um projeto de desenvolvimento de um novo software utilizando o guia PMBOK 5a Edição e, no decorrer do projeto, o gerente delegou a um dos membros da equipe a responsabilidade pelos processos do grupo de processos de planejamento pertencentes à área de conhecimento em gerenciamento do escopo do projeto, um dos processos que estará sob a responsabilidade deste membro da equipe será: criar a estrutura analítica do projeto.
QUESTÃO CERTA: Para detalhar as atividades que serão cumpridas em um projeto, o gerente construiu dois diagramas que representam de forma hierárquica e estruturada as atividades do projeto e os riscos envolvidos, seguindo as práticas definidas no PMBoK v5. Esses diagramas são: EAP-Estrutura Analítica do Projeto, gerada no grupo de processos de Planejamento da área de conhecimento de Gerenciamento do escopo do projeto; EAR-Estrutura Analítica de Riscos, gerada no grupo de processos de Planejamento da área de conhecimento de Gerenciamento de riscos do projeto.
QUESTÃO ERRADA: A EAP é elaborada no grupo de processos de gerenciamento de projetos chamado de “Monitoramento e Controle”.
Negativo. O grupo de gerenciamento de projetos da EAP é chamado de gerenciamento do escopo do projeto.
QUESTÃO CERTA: A literatura aponta um claro discrimen entre as atividades rotineiras de uma organização e aquelas que são caracterizadas como projetos. Esse conceito restou sintetizado em uma das principais publicações do Project Management Institute – PMI, o PMBOK, que define projeto como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Um dos conceitos apresentados pelo PMBOK, relacionado às áreas de conhecimento para o gerenciamento de projetos, é a Estrutura Analítica do Projeto – EAP, que pode ser entendida como: a subdivisão das entregas e do trabalho a ser executado pela equipe envolvida no projeto, até sua menor divisão, denominada “pacotes de trabalho”.
QUESTÃO CERTA: O conceito de maturidade no gerenciamento de projetos é mais aplicado quando os projetos são repetitivos, sugerindo a melhoria das práticas e sua padronização. O modelo de maturidade preconizado pela mais importante publicação do Project Management Institute, o PMBOK, contempla a Estrutura Analítica do Projeto − EAP, que corresponde a: subdivisão das entregas e do trabalho a ser executado pela equipe.
QUESTÃO ERRADA: A estrutura analítica do projeto é um cronograma sumarizado que identifica os principais marcos do projeto.
ERRADA! A estrutura analítica de projetos – EAP – é uma decomposição hierárquica, uma “quebra” do projeto em várias partes para que o seu gerenciamento seja facilitado.
QUESTÃO CERTA: A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto.
QUESTÃO CERTA: A estrutura analítica do projeto (EAP) é figura central na elaboração de um Plano de Gerenciamento de Projeto. Para sua elaboração, o PMBOK 5ª edição indica a utilização de quais “ferramentas ou técnicas”? Decomposição e Opinião especializada.
QUESTÃO CERTA: A estrutura analítica do projeto (EAP) da área de conhecimento Gerenciamento do Escopo do PMBOK é criada na fase de Planejamento, porém, NÃO permite visualizar as interdependências entre as entregas e os pacotes de trabalho.
QUESTÃO CERTA: No bojo dos conceitos aplicáveis para o gerenciamento por projetos, pode-se apontar: a EAP − Estrutura Analítica do Projeto, que consiste em uma representação gráfica de todo o trabalho do projeto.
QUESTÃO CERTA: Um gerente funcional de uma empresa solicita ao gerente de um projeto X uma visão de todo o escopo de X. Segundo o PMBOK, a documentação indicada para apresentação ao gerente funcional é a (o): EAP.
QUESTÃO CERTA: Você foi nomeado Gerente do Evento de Confraternização de sua organização, que contará com conferências, banquete de encerramento, baile e exibição de conjuntos sertanejos. Seu novo projeto encontra-se no processo de Planejamento e você está trabalhando na definição da EAP (WBS). O gerente financeiro lhe propôs um sistema de numeração para atribuir à EAR O sistema de numeração é um identificador único denominado: código de contas, sendo utilizado para monitorai’ os custos dos elementos da EAP.
Definição de código de contas: “Qualquer sistema de numeração utilizado para identificar de modo exclusivo cada componente da estrutura analítica do projeto.”
Segundo o Guia PMBOK®, a estrutura analítica dos recursos (EAR) é uma estrutura hierárquica dos recursos identificados organizada por categoria e tipo de recursos. Apresenta as relações da estrutura dos recursos como subordinação e agrupamentos.
QUESTÃO ERRADA: Independente do número de níveis da EAP, o nível mais baixo de cada estrutura é denominado nível de pacote de trabalho. Cada pacote de trabalho deve conter um identificador exclusivo que costuma estar associado ao plano de contas do sistema financeiro da empresa. O conjunto destes identificadores é chamado código de contas e somente deve ser utilizado para identificar os pacotes de trabalho.
Um código de identificador de contas é utilizado para cada componente da EAP, ou seja, até mesmos os componentes que não são pacotes de trabalho. São utilizados para identificação no dicionário da EAP.