Os quatro passos para completar a espiral do conhecimento serão apresentados a seguir:
1º Passo – Socialização (tácito para tácito): refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, da imitação ou da prática.
2º Passo – Externalização (tácito para explícito): ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito, e sua comunicação ao grupo, por meio da escrita, da fala ou do desenho.
3º Passo – Combinação (explícito para explícito): caracteriza-se pela padronização do conhecimento. Chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais como um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro etc.
4º Passo – Internalização (explícito para tácito): ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização. Dessa forma, outras pessoas começam a internalizá-los e os utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito.
FGV (2022):
QUESTÃO CERTA: Sobre a criação e a gestão do conhecimento, dois tipos de conhecimento precisam ser combinados: o conhecimento tácito, fortemente relacionado à experiência, ao contexto, que é difícil de ser transmitido de maneira formal porque está ligado, principalmente, à prática, e o conhecimento explícito, ou codificado, passível de sistematização e transmissão por mecanismos formais, ligado aos conceitos e à teoria. A interação entre estas duas formas de conhecimento é a chave da criação do conhecimento nas organizações e esta interação se dá pelos modos de conversão do conhecimento, os quais precisam ser compreendidos e geridos pela organização para o sucesso da gestão do conhecimento. Associe os modos de conversão do conhecimento às respectivas caracterizações.
1. Socialização
2. Externalização
3. Combinação
4. Internalização
(3) Envolve a sistematização de conhecimentos explícitos.
(4) Envolve a transformação de conhecimento explícito em conhecimento tácito.
(2) Envolve a transformação de conhecimentos tácitos em conhecimento explícito, como na criação de conceitos.
(1) Envolve o compartilhamento de experiências que leva à criação de conhecimento tácito. Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada: 3, 4, 2 e 1.
FUNDATEC (2017):
QUESTÃO CERTA: Segundo Takeuchi e Nonaka (2008), na gestão do conhecimento, sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação é o conceito de: combinação.
CEBRASPE (2009):
QUESTÃO ERRADA: A histórica adversidade obrigou as empresas japonesas a irem em busca de uma política de inovação contínua. O conhecimento organizacional é a capacidade que uma empresa tem de criar novo conhecimento, disseminá-lo por toda a organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas inovadores. Considerando essas informações e a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem. Exemplifica o processo de socialização a classificação e sintetização de diferentes tipos de conhecimento.
Socialização é o processo de compartilhamento de experiências entre pessoas. A classificação e sintetização (sistematização) de diferentes tipos de conhecimentos é o modo de conversão do conhecimento chamado combinação (explícito para explícito gerando a padronização). Portanto, a afirmativa está ERRADA!
VUNESP (2019):
QUESTÃO CERTA: Nonaka e Takeuchi (1997) têm sido os autores mais citados e referenciados quando se fala em Gestão do Conhecimento. Eles dividem o conhecimento em tácito (implícito) e formal (explícito). O tácito vem da experiência e, também, da experimentação. O formal é sistemático, e pode ser expresso por textos, apostilas, etc. Porém, eles não são excludentes e passa-se de um para outro em quatro quadrantes (socialização, externalização, combinação e internalização) de uma espécie de matriz, retornando sempre ao ponto de partida. O nome desse modelo é: espiral de aprendizado.
Instituto AOCP (2015):
QUESTÃO CERTA: A gestão do conhecimento considera que a espiral do conhecimento segue a sequência: socialização; externalização; combinação; internalização.
FCC (2014)
QUESTÃO CERTA: Na busca de construir uma Gestão do Conhecimento, uma empresa pratica Brainstorming aberto para resolver problemas de elevada complexidade. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 69), essa prática é um exemplo de socialização, pois converte conhecimento tácito em conhecimento tácito.
CEBRASPE (2009):
QUESTÃO CERTA: Os quatro processos importantes para conversão do conhecimento são: socialização, externalização, combinação e internalização.
FCC (2015):
QUESTÃO CERTA: Nonaka e Takeuchi (1995) afirmam que os conhecimentos nas organizações devem ser gerenciados de forma articulada e cíclica. Esse processo denomina-se Espiral do Conhecimento.
CEBRASPE (2007):
QUESTÃO CERTA: O compartilhamento do conhecimento tácito acumulado viabiliza o processo de criação do conhecimento e dá início a uma nova espiral.
FGV (2017):
QUESTÃO CERTA: Cada vez mais as empresas trabalham com dados, informações e conhecimentos. Uma organização cria e utiliza conhecimento transformando-o de tácito em explícito e vice-versa. Um dos 4 modos de conversão do conhecimento é: combinação: de explícito para explícito, procura sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação.