PODER FORMAL: Baseia-se na posição (cargo, hierarquia) que o indivíduo ocupa dentro da organização. São eles:
– Coercitivo
– Recompensa
– Legitimo
– Informação
PODER PESSOAL: Emana das características únicas de um indivíduo, não é preciso ter uma posição formal na organização. São eles:
– Talento
– Referência
– Carismático
Uma questão da FCC (2014):
QUESTÃO CERTA: O Modelo Contingencial de Liderança considera como características situacionais importantes e favoráveis para liderar: o poder da posição do líder, ou seja, da autoridade formal atribuída ao líder, independentemente de seu poder pessoal.
Uma questão certa da FUNDEP (2016):
QUESTÃO CERTA: São as bases do Poder Pessoal no âmbito das organizações, EXCETO:
A) Poder de talento.
B) Poder de referência.
C) Poder de coerção
D) Pode de carisma
Uma questão da FGV:
QUESTÃO CERTA: Poder coercitivo – O liderado percebe que o fracasso em atender às exigências do líder pode levá–lo a sofrer algum tipo de punição ou penalidade, que ele quer evitar.
Uma questão do IF do Ceará:
QUESTÃO CERTA: A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Assim, sempre se encontra um líder – aquele que influencia – e os liderados – aqueles que são influenciados. A capacidade de influenciar, persuadir e motivar os liderados está muito ligada ao poder que se percebe no líder. Sobre o tema liderança e tipos de poder, é correto revelar-se que poder: de referência é o poder baseado na atuação e no apelo.
Uma questão da Fundação Carlos Chagas (2011):
QUESTÃO CERTA: O poder de liderança pode ter origem em duas fontes: o poder de posição e o poder pessoal. O poder de posição pode ser dividido em três subtipos: o poder: legítimo, de recompensa e coercitivo.
Uma questão da COMPERVE:
QUESTÃO CERTA: Nas organizações públicas, são encontrados líderes dos mais diferentes tipos. Uma das formas de liderança é baseada no poder pessoal, no qual uma pessoa age no sentido de modificar ou provocar o comportamento de outra. Um dos possíveis tipos de poder que o líder tem é o poder de competência baseado: na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa que está liderando. Nesse caso, os liderados percebem o líder como detentor de certos conhecimentos que excedem os seus.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: A informação utilizada como fonte de poder favorece a disseminação do conhecimento.
Se a informação é utilizada como fonte de poder, as pessoas irão querer reter a informação para si ao invés de disseminá-la e ter o risco de perder o poder que ela proporciona.
CEBRASPE (2006):
QUESTÃO ERRADA: O poder e a liderança são variáveis importantes no cotidiano das organizações, pois estão relacionados ao comprometimento, à satisfação e ao desempenho. Logo, a avaliação dessas variáveis em uma organização fornece insumos relevantes para a compreensão da política organizacional. Julgue o item que se segue relativo a esse assunto. No estudo do poder organizacional, evidências empíricas demonstram fragilidade da abordagem multimétodo. As abordagens quantitativas mostram-se suficientes para compreender o fenômeno, pois permitem formar um retrato das bases e configurações de poder.
Basicamente quase todos os aspectos avaliados no campo da administração engloba o fator qualitativo + o quantitativo, questões que restringem esses aspectos costumas estar erradas.