O Que É Design Thinking? (Definição)

0
271

Última Atualização 17 de fevereiro de 2022

Design Thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.

O Design Thinking propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar problemas complexos, um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que ao mesmo tempo financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade

Design Thinking: É uma abordagem antropocêntrica para inovação que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: No design thinking, storytellings podem ser utilizados na etapa de: prototipagem.

Etapas do Design Thinking

O processo de Design Thinking pode ser estruturado em três etapas principais: imersão, ideação e prototipação. Contudo, para a melhor absorção dos conhecimentos e técnicas, apresentaremos a abordagem do Design Thinking distribuída em cinco etapas: Imersão, Análise e Síntese, Ideação, Prototipação e Validação/Implementação.

Imersão

Pois bem, a primeira etapa do processo, conhecida por Imersão, tem por objetivo a aproximação das pessoas interessadas com o contexto do problema, através do levantamento de informações e observações pertinentes.

Análise e Síntese

Devido ao volume de informações levantados, há uma outra etapa destinada à Análise e Síntese destas informações, que busca organizar esses dados, visualmente, visando facilitar a identificação destas oportunidades e desafios.

Ideação

Esta etapa onde busca-se gerar ideias inovadoras, através de atividades lúdicas e colaborativas que promovam a criatividade e inovação.

Prototipação

Advertisement

É a fase que promove a tangibilização das ideias, a fim de retira-las do papel. Observar os benefícios destas soluções e criar um protótipo (ou mínimo produto viável – MPV) que possa ser testado.

Validação e/ou Implementação

Nesta etapa, o empreendedor deve buscar a validação das suas ideias junto às pessoas interessadas e possíveis clientes para captar a percepção e encontrar possíveis ajustes necessários e gerar um conhecimento contínuo ao longo do processo de implementação.

Fonte: https://cysneiros.com.br/ (buscar por: “etapas do design thinking e suas abordagens”)

(FOCANDO NA ETAPA DE PROTOTIPAÇÃO…)

Prototipação

Podemos utilizar as seguintes ferramentas:

Storyboard

O Storyboard é uma representação visual de uma história através de quadros estáticos, compostos por desenhos, colagens, fotografias ou qualquer outra técnica disponível.

Protótipo em papel

São representações de interfaces gráficas com diferentes níveis de fidelidade, desde desenhos à mão até uma embalagem com detalhes finais de texto e cores.

Dessa forma, um protótipo em papel pode começar de maneira simplificada e ganhar complexidade ao longo das interações com o usuário ou com a equipe.

Mockups e maquetes

São modelos em escala ou de tamanho real de algum projeto ou objeto, utilizado para demonstração, avaliação de design. Os Mockups são modelos virtuais construídos em softwares, enquanto as Maquetes são miniaturas reais dos produtos e serviços

Fonte: https://cysneiros.com.br/ideacao-e-prototipacao-no-design-thinking/