Caderno de Prova

O Que É Cultura Organizacional? (Exemplos)

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional serve como sinalizador de sentido e mecanismo de controle que orienta e dá forma às atitudes e comportamentos dos empregados.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional pode decorrer da criação consciente de padrões, valores e princípios dos criadores da organização.

QUESTÃO CERTA: Os padrões culturais das organizações moldam os comportamentos, dão sentido aos pensamentos e canalizam as emoções, sendo, pois, mecanismos de controle organizacional.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional consiste em um fenômeno multidimensional e multinível.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional compreende a estrutura, os processos e as pessoas de uma organização, interferindo de forma determinante no seu desempenho.

QUESTÃO CERTA: As políticas que delimitam as crenças relativas ao tratamento dispensado aos clientes compõem a cultura organizacional.

QUESTÃO CERTA: Na cultura organizacional, os valores compartilhados representam valores importantes para as pessoas e que definem as razões por que elas fazem o que fazem, funcionando como justificativas aceitas por todos os membros.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional é, também, instrumento utilizado para controlar os membros de uma organização.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional reflete a mentalidade predominante na organização.

Só completando…

Existe a cultura organizacional, que é a dominante na organização, a Subcultura que é uma pequena cultura dentro da dominante e existe também a Contracultura, que como diz o próprio nome, vai contra a cultura dominante da organização.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores e normas que são compartilhados pelos membros de uma organização e controlam a forma como eles se relacionam entre si, com fornecedores, clientes e membros externos.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional corresponde ao sistema de valores compartilhados pelos membros da organização, sistema esse que diferencia uma organização das demais.

QUESTÃO CERTA: O sistema de valores compartilhados pelos membros da organização e o conjunto de características-chave que a instituição valoriza e que a diferencia das demais é conhecido como cultura organizacional.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional engloba normas formais e informais que orientam o comportamento dos membros da organização em direção aos objetivos organizacionais.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional é constituída, entre outros aspectos, por normas informais e não-escritas existentes na organização.

QUESTÕ CERTA: A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional é responsável por oferecer uma identidade organizacional aos funcionários, ou seja, uma visão definidora daquilo que a organização representa.

QUESTÃO ERRADA: A cultura organizacional é compreendida como aquela que surge de maneira inconsciente a partir dos principais membros de uma empresa.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de gostarem ou não delas.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional é formada por hábitos, crenças, valores, tradições e normas não escritas da organização.

QUESTÃO CERTA: O sistema de valores que diferencia uma organização das demais denomina-se: cultura organizacional.

QUESTÃO ERRADA: A cultura organizacional é o conjunto de normas elaboradas pela governança corporativa para ditar o comportamento considerado como aceitável na organização.

A cultura organizacional está relacionada com o dia a dia da empresa, cotidiano, hábitos e costumes.

QUESTÃO CERTA: Símbolos, heróis, mitos e rituais são elementos de diagnóstico de uma cultura organizacional. Com relação aos mitos, assinale a alternativa correta: São uma fala da sociedade sobre si mesma e contam como passou a existir algo que não existia antes.

QUESTÃO CERTA: Valores, hábitos e costumes adotados pelos funcionários de uma instituição são componentes da cultura organizacional dessa instituição.

Dentre as obras consideradas clássicas, podem ser encontradas as seguintes definições de cultura, principiando com a definição de Sérgio Buarque de Holanda:

“Conjunto de valores, hábitos, influências sociais e costumes reunidos ao longo do tempo, de um processo histórico de uma sociedade. Cultura é tudo que com o passar do tempo se incorpora na vida dos indivíduos, impregnando o seu cotidiano” (HOLANDA, 1975, p.74).

Chiavenato (1999, p. 172) “Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização”.

Conforme Hobbins (2002, p. 240) “Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra”.

QUESTÃO ERRADA: Promover a adaptação da organização, nos seus ambientes interno e externo, é uma das funções da cultura organizacional.

De acordo com Schein “Cultura organizacional É o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz. Foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.”

QUESTÃO CERTA: Tradicionalmente, o processo de criação da cultura organizacional ocorre de três maneiras: os fundadores contratam e mantêm empregados que pensem e sintam as coisas da mesma forma que eles; ou doutrinam e socializam esses empregados de acordo com sua forma de pensar e de sentir; ou, então, estimulam os empregados a se identificar com eles e a internalizar seus valores, convicções e premissas.

QUESTÃO ERRADA: A cultura de uma organização, em que seus fundadores não têm um impacto importante sobre ela, pode ser compreendida como um instrumento do poder político, que está presente nas relações existentes na organização e que une indivíduos em torno de valores e convicções fundamentais para ela.

QUESTÃO CERTA: Os sistemas de valores de uma organização exprimem as características básicas que as pessoas compartilham nesse ambiente, tais como inovação e assunção de risco, atenção aos detalhes e orientação para resultados.

Valores compartilhados: são os valores relevantes que se tomam importante para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Fun­cionam como justificativas aceitas por todos os membros. Constituem o segun­do nível da cultura.

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QUESTÃO ERRADA: A cultura organizacional inicia-se com a seleção dos empregados que comporão a estrutura organizacional.

A questão aborda a formação da cultura organizacional. Vários são os fatores que influenciam a formação da cultura organizacional. Os principais são:

1º Filosofia dos fundadores

2º Critérios de seleção

3º Ação dos dirigentes

4º Adaptação as variáveis ambientais

Portanto, reparem que, sob essa ótica, a questão apresenta dois erros: A formação da cultura organizacional inicia-se com a filosofia dos fundadores e na verdade é o CRITÉRIO de seleção que influencia a formação da cultura e não a seleção por si só.

QUESTÃO CERTA: A cultura de uma organização constitui um passivo quando os valores partilhados não estão de acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização.

Quando a cultura não está de acordo com os objetivos estratégicos da organização ela certamente é um passivo, ou seja, negativa para a organização. Se uma empresa tem uma cultura de penalizar os erros dos funcionários ou não valorizar as grandes contribuições, ela será pouco eficaz em inovar seus processos de trabalho, por exemplo.

QUESTÃO ERRADA: A cultura intensifica a instabilidade do sistema social de uma organização.

Errado. A cultura intensifica a estabilidade do sistema social de uma organização.

QUESTÃO CERTA: A cultura de uma organização é, muitas vezes, formada a partir dos valores de seus fundadores e das equipes escolhidas por eles.

QUESTÃO CERTA: Define-se cultura organizacional como o conjunto de valores e normas compartilhado entre os membros de uma organização e que controla as relações entre esses membros, fornecedores, clientes e demais pessoas externas à organização.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional ou corporativa envolve o compartilhamento de valores entre colaboradores de uma mesma organização, podendo orientar suas condutas.

CEBRASPE (2006)

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional pode ser entendida como um sistema de significado partilhado. Assim, indivíduos de diferentes formações e níveis hierárquicos distintos tenderão a descrever a cultura dessa organização em termos semelhantes.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: Leia o trecho a seguir. “A Central Nacional Unimed, cooperativa de serviços de saúde com sede em São Paulo, orientou os líderes a dedicar atenção especial ao novato e a falar sobre a área e sua relação com os demais departamentos. Ficou também acordado que os gestores devem convidar o novo funcionário para almoçar no primeiro dia.” Conforme a matéria divulgada, assinale a opção que indica o conceito estratégico adotado pela empresa: Cultura organizacional.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO ERRADA: Os conteúdos explícitos introjetados e partilhados pelos indivíduos, como, por exemplo, crenças, comportamentos, regras, visões de mundo e significados, compõem a dimensão mais subjetiva do clima organizacional.

Artefatos – Nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam.

Componentes da Cultura Organizacional

Artefatos – o que vemos: Na camada mais exposta estão os artefatos, características facilmente percebidas e visíveis, ele é considerado o primeiro nível da cultura organizacional. Temos como exemplo o organograma e a hierarquia, o grau de formalidade, os produtos, os símbolos e os padrões que indicam como é a cultura da organização.

Valores compartilhados – o que eles dizem: O segundo nível são os valores compartilhados que estão em uma camada mais profunda que os artefatos, mas não totalmente imperceptíveis. Temos como exemplo os valores já fixados pelos fundadores do negócio, as normas, a filosofia da empresa e os valores relevantes que justificam o trabalho realizado.

Pressupostos – o que eles acreditam: Como terceiro nível temos os pressupostos. Na camada mais profunda, aquela que está inserida no cerne da organização, intrínseca nas atividades e dificilmente se torna possível mudá-la. Nessa camada estão os sentimentos e crenças inconscientes, está o propósito da organização como um todo.

Acredito que comportamentos e regras sejam VALORES COMPARTILHADOS e crenças, visões de mundo e significados sejam PRESSUPOSTOS.

Além disso a questão fala em CLIMA e o correto seria CULTURA organizacional.

Fonte: https://endomarketing.tv/cultura-organizacional/

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