QUESTÃO CERTA: O benchmarking: é uma das formas mais rápidas, baratas e úteis de se obter inspiração para melhorar a qualidade em serviços.
QUESTÃO CERTA: A ferramenta de avaliação que identifica as melhores instituições, métodos e estratégias que elas utilizam para o sucesso de suas áreas funcionais e processos, comparando essas práticas com as da organização avaliada e verificando como estas podem ser melhoradas, denomina-se: benchmarking.
QUESTÃO ERRADA: O benchmarking é uma alternativa contraindicada para melhoria de processos, visto que proporciona cortes drásticos e paliativos que não atingem a raiz dos problemas organizacionais.
O benchmarking visa a desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes (benchmarks) em certos aspectos, comparar as mesmas práticas vigentes na empresa focalizada, avaliar a situação e identificar as oportunidades de mudanças dentro da organização.
QUESTÃO CERTA: O benchmarking é um recurso indicado às empresas na avaliação dos investimentos em sua infraestrutura de tecnologia da informação.
Segundo Chiavenato, “o benchmarking encoraja as organizações a pesquisar os fatores-chave que influenciam a produtividade e a qualidade. Essa visualização pode ser aplicada a qualquer função – como produção, vendas, recursos humanos, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, distribuição etc. – o que produz melhores resultados quando implementado na empresa como um todo”.
QUESTÃO ERRADA: Benchmarking é o processo contínuo e sistemático de comparação de métodos e práticas de trabalho de determinada organização aos de outras organizações, no intuito de identificar fatores que conduzam a um desempenho superior. Nesse sentido, para que o benchmarking seja efetivo, é necessário que sejam consideradas empresas do mesmo ramo de negócio.
QUESTÃO CERTA: A aplicação do benchmarking passa, em essência, pela comparação de indicadores de desempenho e de processos entre organizações de natureza semelhante.
QUESTÃO ERRADA: O benchmarking é um método aleatório de recolher informações para comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria.
QUESTÃO CERTA: Qual abordagem de otimização de processos visa a definir, entender e evoluir processos e práticas de operação estudando como outras organizações executam operações iguais ou semelhantes? Benchmarking.
QUESTÃO CERTA: É um dos recursos mais eficazes de qualidade organizacional, baseando-se, em processos de controle das experiências dos outros, na busca de ideias, modelos, soluções com as quais comparar-se e nas quais eventualmente se inspirar. Trata-se do: benchmarking.
É um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas em relação aos mais fortes concorrentes, ou às empresas reconhecidas como líderes em suas indústrias. Através do Benchmarking se identificam as melhores práticas e também como atingi-las e adaptá-las à realidade da empresa.
O benchmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.
QUESTÃO CERTA: As organizações públicas, a exemplo das privadas, têm recorrido cada vez mais a metodologias de planejamento estratégico para estabelecer objetivos e definir a maneira adequada para alcançá-los. Constitui uma etapa fundamental de tal processo a análise interna, na qual o benchmarking pode ser usado como ferramenta de avaliação dos pontos fortes e fracos da organização.
QUESTÃO CERTA: Em relação aos tipos de benchmarking como ferramenta de mudança organizacional, considere as afirmativas abaixo: é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações, que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização.
QUESTÃO ERRADA: O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais refere-se à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total nas organizações.
Aprofundando o conceito de benchmarking, pode-se apresentar três definições: a primeira consiste na definição formal, de aplicação empresarial de David T. Kearns, executivo-chefe da Xerox, na qual o “benchmarking é o processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas em relação aos mais fortes concorrentes, ou às empresas reconhecidas como líderes em suas indústrias” (CAMP, 1998, p. 8 e10)
QUESTÃO CERTA: É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisão e de comunicação em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria.
QUESTÃO CERTA: O benchmarking interno significa a procura pelas melhores práticas dentro das diferentes unidades da própria organização (outros departamentos, sedes, etc). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, os custos mais baixos e a valorização pessoal interna.
QUESTÃO CERTA: Uma empresa vem registrando, desde 2007, uma crescente perda de competitividade no mercado internacional, amargando reduções constantes na sua margem de lucro. O Conselho de Administração da companhia decidiu, então, constituir um grupo de trabalho cuja missão consistiu, basicamente, na identificação, análise e proposta de soluções aos problemas conjunturais da empresa. Promovendo um aprofundado estudo junto a suas filiais e a suas concorrentes diretas, concluiu-se que as empresas rivais estavam vendendo produtos concorrentes ao preço de custo dos produtos produzidos pela empresa. A razão dessa disparidade encontrava-se, especialmente, em um número excessivo de fornecedores, um nível comparativamente elevado de rejeições na linha de produção e um tempo excessivamente longo na colocação do produto no mercado consumidor. O estudo permitiu, também, a comparação da realização de processos entre as diversas filiais da empresa. Isso possibilitou a identificação das melhores práticas em cada processo, o que, por sua vez, ajudou a promover a maximização da performance
QUESTÃO ERRADA: É denominado benchmarking o processo de fabricação de instrumentos hospitalares em condições similares a outros existentes no mercado, com as mesmas especificações técnicas.
O benchmaking é mero estudo cuja função é inspirar uma dada organização a aplicar intensamente as melhores práticas organizacionais – sejam elas internas (da própria organização) ou externas, isto é, provenientes da concorrência. O processo citado no enunciado é, na verdade, o que chamamos na administração de isomorfismo – processo mimético, mais precisamente, como muito bem ensina Paul J. DiMaggio. Você muito provavelmente já deve ter ouvido falar das diversas imitações do Mc Donald’s ao redor do mundo. Se ainda não viu, poderá conferir os efeitos do isomorfismo por meio desse link: http://resumodanet.com/2011/12/imitacoes-do-mcdonalds-ao-redor-do.html
QUESTÃO CERTA: Com o aumento da competitividade entre as empresas verificou-se, nas últimas décadas, uma intensa busca por inovações como forma de superação dos concorrentes, incluindo redução de custos e melhoria da qualidade, com foco na satisfação dos clientes. Uma das abordagens para atingir esses objetivos consiste na adoção de um processo contínuo para avaliar serviços, produtos e práticas da organização, comparando-os com seus concorrentes mais fortes ou com empresas que são reconhecidas como líderes. Esse processo é conhecido como: benchmarking.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: A gestão de processos engloba processos primários, os quais se referem à realização de pesquisa básica e aplicada para gerar novos produtos ou serviços a serem disponibilizados no mercado.
Processos primários agregam valor diretamente ao cliente.
Pesquisas ajudam a encontrar meios de agregar valor, porém o cliente não é impactado diretamente. São, portanto, processos de suporte.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: Uma das ferramentas para gestão da qualidade é o benchmarking, que se refere a implementar uma nova estrutura organizacional, eliminando-se a anterior.
Benchmarking é aprender com as melhores práticas das organizações. Quando a questão fala de “implementar uma nova estrutura organizacional, eliminando-se a anterior” eu pensei logo em Reengenharia.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: Sobre a ferramenta estratégica conhecida como Benchmarking, analise as afirmativas a seguir.
I O benchmarking é um método para colher informações aleatoriamente.
II O benchmarking competitivo é aquele que analisa as práticas em diferentes unidades da própria organização.
III. O benchmarking pode ser utilizado para comparar processos de organizações de diferentes setores.
Está correto o que se afirma em: III, apenas.