O que é balancete e finalidade

0
677

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: O balancete de verificação do razão é a relação de contas, com seus respectivos saldos, extraída dos registros contábeis em determinada data

NBC T 2.7 – Do Balancete

01. O balancete  do razão é a relação de contas, com seus respectivos saldos, extraída dos registros contábeis em determinada data.

02. O grau de detalhamento do balancete deverá ser consentâneo com sua finalidade.

03. Os elementos mínimos que devem constar do balancete são:

a) identificação da Entidade;

b) data a que se refere;

c) abrangência;

d) identificação das contas e respectivos grupos;

e) saldos das contas, indicando se devedores ou credores;

f) soma dos saldos devedores e credores.

04. O balancete que se destinar a fins externos à Entidade deverá conter nome e assinatura do contabilista responsável, sua categoria profissional e número de registro no CRC.

05. O balancete deve ser levantado, no mínimo, mensalmente.

QUESTÃO CERTA: O balancete que se destinar a fins externos da entidade deverá conter nome e assinatura do contabilista responsável, sua categoria profissional e seu número de registro no CRC.

QUESTÃO CERTA: Uma das finalidades do balancete de verificação é demonstrar a correta aplicação do método das partidas dobradas, pois o total devedor deve ser igual ao total credor, ou seja, para cada débito em uma ou mais contas deve haver crédito de igual valor em uma ou mais contas.

QUESTÃO CERTA: O principal objetivo do balancete é testar (verificar) se o método das partidas dobradas foi respeitado, portanto, o único erro de escrituração que o mesmo aponta ou representa é o da troca de saldos (devedores por credores e vice-versa).

QUESTÃO CERTA: O balancete de verificação é um demonstrativo que possibilita verificar se o método das partidas dobradas está sendo respeitado pela escrituração contábil.

QUESTÃO CERTA: O balancete é estruturado de modo a contemplar as contas contábeis e seus respectivos códigos, repetidos nas estruturas dos balanços.

QUESTÃO CERTA: Uma das finalidades do balancete de verificação é demonstrar a correta aplicação do método das partidas dobradas, pois o total devedor deve ser igual ao total credor, ou seja, para cada débito em uma ou mais contas deve haver crédito de igual valor em uma ou mais contas.

O Balancete de Verificação é um demonstrativo auxiliar, vale dizer, não obrigatório, levantado para fins operacionais. É composto por todas as contas com os seus respectivos saldos, extraídos do Livro Razão. O objetivo do Balancete de Verificação é verificar se o método das partidas dobradas foi obedecido ao longo do processo de escrituração dos fatos contábeis, ou seja, se os débitos e créditos foram efetuados corretamente. A estrutura do balancete de verificação, basicamente, compreende duas colunas: uma coluna para os saldos devedores e outra para os saldos credores. A consequência lógica do balancete é a seguinte: como o valor total debitado corresponde ao valor total creditado, então o somatório dos débitos corresponde ao somatório dos créditos efetuados. Sendo assim, se os totais divergirem entre si, ficará evidenciado erro na escrituração e desobediência ao método das partidas dobradas.

QUESTÃO CERTA: O balancete deverá ser levantado, no mínimo, mensalmente.

NBC T 2.7: 05. O balancete deve ser levantado, no mínimo, mensalmente. 

QUESTÃO CERTA: O grau de detalhamento do balancete deverá ser consentâneo com sua finalidade.

Advertisement

NBC T 2.7: 02O grau de detalhamento do balancete deverá ser consentâneo com sua finalidade

QUESTÃO CERTA: Os elementos mínimos que devem constar do balancete são: identificação da entidade; data a que se refere; abrangência; identificação das contas e respectivos grupos; saldos das contas, indicando se devedores ou credores; e soma dos saldos devedores e credores.

QUESTÃO ERRADA: Não há necessidade de identificação do contabilista responsável, mesmo que o balancete se destine a fins externos à entidade.

NBC T 2.7: 01. O balancete  do razão é a relação de contas, com seus respectivos saldos, extraída dos registros contábeis em determinada data.

NBC T 2.7: 03. Os elementos mínimos que devem constar do balancete são: 

a) identificação da Entidade;

b) data a que se refere;

c) abrangência;

d) identificação das contas e respectivos grupos;

e) saldos das contas, indicando se devedores ou credores;

f) soma dos saldos devedores e credores.

NBC T 2.7: 04O balancete que se destinar a fins externos à Entidade deverá conter nome e assinatura do contabilista responsável, sua categoria profissional e número de registro no CRC.

QUESTÃO CERTA: O balancete de verificação será elaborado em até oito colunas, na qual são apresentados os saldos iniciais, o movimento, os saldos do período e os saldos finais.

O balancete de verificação pode ser elaborado com 2, 4, 6 ou 8 colunas.

Balancete de 2 colunas: saldo devedor e saldo credor;

Balancete de 4 colunas: saldo inicial, movimento (débito e crédito) e saldo final;

Balancete de 6 colunas: saldo inicial (devedor e credor), movimento (débito e crédito) e saldo final (devedor e credor);

Balancete de 8 colunas: saldo inicial (devedor e credor), movimento (débito e crédito e saldos [devedor e credor]) e saldo final (devedor e credor);

QUESTÃO ERRADA: O balancete de verificação é um resumo ordenado de todas as contas utilizadas pela contabilidade da entidade que o apresenta, destinando-se a detectar todos os possíveis erros de contabilização eventualmente ocorridos.

O balancete não consegue detectar todos os possíveis erros de contabilização, ele verificar se o método das partidas dobradas foi respeitado.

QUESTÃO ERRADA: Cabe ao contador escolher a quantidade de colunas a ser adotada no balancete de verificação, desde que respeitado o limite máximo de seis colunas.

Cabe ao contador escolher a quantidade de colunas a ser adotada no balancete de verificação, desde que respeitado o limite máximo de oito colunas.

Partidas dobradas ===> dois em dois ==> 2,4,6,8 

Mínimo 2, máximo 8!